O efeito da educação financeira sobre a relação entre adimplência e trabalhadores na cidade de Manaus Outros Idiomas

ID:
50412
Periódico:
Resumo:
O objetivo da pesquisa foi analisar o efeito da educação financeira sobre a inadimplência dos trabalhadores em Manaus. A educação financeira é importante para toda a população, pois, por meio dela, disseminam-se os conhecimentos e informações acerca deste assunto, contribuindo para uma significativa melhora na administração das finanças pessoais dos cidadãos. Por isso, é importante a criação de um planejamento orçamentário pessoal para controlar os gastos, evitando, assim, um futuro endividamento. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualiquantitativa e descritiva, caracterizada como uma pesquisa de campo. Com relação aos resultados, nota-se que o nível de endividamento da maior parte dos trabalhadores entrevistados na cidade de Manaus é baixo, embora ocorra o uso intenso do cartão de crédito e também o pagamento das faturas em atraso. Com relação à educação financeira, muitos consideram não possuir muito conhecimento sobre seus gastos e finanças, o que os fazem procurar informações sobre o assunto, apesar de declararem a dificuldade em aplicar os conhecimentos diariamente. Com relação àqueles que declaram ter um conhecimento maior sobre suas finanças, a probabilidade de se endividarem é menor, embora exista a possibilidade de contraírem dívidas e se tornarem inadimplentes.
Citação ABNT:
FIORI, D. D.; MAFRA, R. Z.; FERNANDES, T. A.; BARBOSA FILHO, J.; NASCIMENTO, L. R. C. O efeito da educação financeira sobre a relação entre adimplência e trabalhadores na cidade de Manaus. Sinergia, v. 21, n. 2, p. 31-45, 2017.
Citação APA:
Fiori, D. D., Mafra, R. Z., Fernandes, T. A., Barbosa Filho, J., & Nascimento, L. R. C. (2017). O efeito da educação financeira sobre a relação entre adimplência e trabalhadores na cidade de Manaus. Sinergia, 21(2), 31-45.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50412/o-efeito-da-educacao-financeira-sobre-a-relacao-entre-adimplencia-e-trabalhadores-na-cidade-de-manaus/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português