A Força da Marca para a Construção de um Novo Produto: A Reestruturação do Avanti do Palmeiras Outros Idiomas

ID:
50426
Resumo:
O caso apresenta o processo de reformulação do AVANTI, o programa de Sócio Torcedor da Sociedade Esportiva Palmeiras. O Palmeiras é um dos principais clubes de futebol brasileiro, possuindo uma marca consolidada, conhecida nacional e internacionalmente. Atualmente ocupa o quarto lugar no ranking dos clubes com maior número de torcedores no futebol brasileiro, com 5,6% do total (10,5 milhões de torcedores), conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisa (2016). Com dificuldades financeiras no início do seu mandato, o então presidente do clube, Paulo Nobre, acreditava na reformulação do programa de sócio torcedor, trazendo benefícios não apenas para o clube, mas também aos sócios. Após as mudanças nos compostos de marketing, o programa obteve grande sucesso, chegando a 2018 com 123.555 sócios torcedores (Histórico Futebol Melhor, 2018). Em termos financeiros, o programa de sócio torcedor rendeu ao clube uma crescente receita, chegando a R$ 47 milhões reais em 2017 (Simon, 2018). O caso é destinado à aplicação dos conteúdos relacionados à Gestão de Marcas, Estratégia de Marketing e Decisões de Marketing, que podem ser ministrados em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, objetivando contribuir para a discussão prática em sala de aula desses temas, cooperando com o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
MARQUES, F. B.; PAULA, V. M. F.; PAULA, V. A. F. A Força da Marca para a Construção de um Novo Produto: A Reestruturação do Avanti do Palmeiras. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 2, p. 327-341, 2018.
Citação APA:
Marques, F. B., Paula, V. M. F., & Paula, V. A. F. (2018). A Força da Marca para a Construção de um Novo Produto: A Reestruturação do Avanti do Palmeiras. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 327-341.
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.274
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50426/a-forca-da-marca-para-a-construcao-de-um-novo-produto--a-reestruturacao-do-avanti-do-palmeiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português