Gestão de custos na administração pública: estudo de casos do governo da Bahia e do Banco Central do Brasil

ID:
5045
Resumo:
Alguns fatores, entre eles a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e novos instrumentos de gestão, migrados do setor privado, têm motivado empresas e órgãos do setor público no Brasil a adotarem uma nova gestão dos recursos públicos e de avaliação dos seus resultados. Esse artigo tem como objetivo relatar as experiências com a implantação de um sistema de custos pelo Governo da Bahia e pelo Banco Central do Brasil, seus diferentes formatos, análises e relatórios produzidos. A metodologia utilizada foi a do estudo de caso com relato das etapas envolvidas, benefícios esperados e resultados alcançados, bem como das dificuldades encontradas. As análises conduzidas nesse artigo indicam que os aperfeiçoamentos que aumentem a utilização gerencial do sistema de custos e a aderência do sistema ao plano teórico não são apenas possíveis como são necessários. A contribuição desse artigo é demonstrar como vem sendo implantado o sistema de custos em organizações públicas em geral no Brasil e, em particular, nas duas organizações objeto desse artigo. O relato desses dois casos não deve ser visto apenas como forma de compartilhar seus resultados, mas também como oportunidade de oferecer a outras organizações públicas, em qualquer esfera governamental, motivação e informações para o empreendimento de ações semelhantes.
Palavras-chave:
Lei de Responsabilidade Fiscal, Contabilidade pública, Custeio baseado em atividade, Sistema de custo
Citação ABNT:
CHING, H. Y.; SILVEIRA, H. F. R.; FREIRE, F. S. Gestão de custos na administração pública: estudo de casos do governo da Bahia e do Banco Central do Brasil. Revista de Economia e Administração, v. 10, n. 2, p. 262-284, 2011.
Citação APA:
Ching, H. Y., Silveira, H. F. R., & Freire, F. S. (2011). Gestão de custos na administração pública: estudo de casos do governo da Bahia e do Banco Central do Brasil. Revista de Economia e Administração, 10(2), 262-284.
Volume:
10
Número:
2
Ano:
2011
Página inicial:
262
Página final:
284
Quantidade de Páginas:
23
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5045/gestao-de-custos-na-administracao-publica--estudo-de-casos-do-governo-da-bahia-e-do-banco-central-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Visualizações:
1799
Downloads:
1215