Demonstração do valor adicionado: análise da variação do coeficiente de correlação do PIB brasileiro e do valor adicionado da Petrobras em função das perdas por corrupção no exercício de 2014 Outros Idiomas

ID:
50452
Periódico:
Resumo:
A Petrobras tem, notadamente, grande participação no Produto Interno Bruto brasileiro, de modo que variações bruscas na riqueza gerada pela estatal podem repercutir na formação do PIB do país. O presente estudo, por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, tem como objetivo geral responder ao seguinte questionamento: houve variação do coeficiente de correlação do PIB brasileiro versus o Valor Adicionado da Petrobras em função do reconhecimento das perdas causadas pela corrupção, evidenciadas nas demonstrações de 2014 da companhia? Para encontrar a resposta, realizou-se, no primeiro momento, uma análise da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) da companhia referente aos exercícios de 2008 a 2013. Em seguida, como ponto de referência, adicionou-se a DVA do exercício de 2014 para uma análise comparada. Por meio do cruzamento de dados e com o apoio de ferramentas estatísticas, concluiu-se que houve expressiva variação do coeficiente de correlação entre o PIB brasileiro e o Valor Adicionado da Petrobras no exercício de 2014, possivelmente em função do reconhecimento das perdas por corrupção e desvalorização de seu ativo.
Citação ABNT:
SILVA, C. M.; DRUMOND, F. M. P.; SILVA, J. R.; PEREIRA, V. H.; FREITAS, S. J. P. Demonstração do valor adicionado: análise da variação do coeficiente de correlação do PIB brasileiro e do valor adicionado da Petrobras em função das perdas por corrupção no exercício de 2014. Sinergia, v. 20, n. 1, p. 57-68, 2016.
Citação APA:
Silva, C. M., Drumond, F. M. P., Silva, J. R., Pereira, V. H., & Freitas, S. J. P. (2016). Demonstração do valor adicionado: análise da variação do coeficiente de correlação do PIB brasileiro e do valor adicionado da Petrobras em função das perdas por corrupção no exercício de 2014. Sinergia, 20(1), 57-68.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50452/demonstracao-do-valor-adicionado--analise-da-variacao-do-coeficiente-de-correlacao-do-pib-brasileiro-e-do-valor-adicionado-da-petrobras-em-funcao-das-perdas-por-corrupcao-no-exercicio-de-2014/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português