Comportamento empreendedor dos pequenos empresários gaúchos: uma análise em micro e pequenas empresas Outros Idiomas

ID:
50458
Periódico:
Resumo:
Discutir características do comportamento empreendedor é tema presente em diversas investigações. No entanto, apontar aquelas que explicam o sucesso empreendedor é uma tarefa complexa. O objetivo deste estudo consistiu na identificação dos fatores que influenciam o comportamento empreendedor dos pequenos empresários gaúchos em relação a ações de planejamento e controle financeiro. Sob essa perspectiva, foram analisados sete parâmetros emanados de um questionário aplicado a 229 empreendedores gaúchos. A execução dos procedimentos elencados resultou na extração de um fator, aqui denominado de "Interação entre planejamento e controle financeiro". Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, utilizando-se da estatística descritiva e da análise fatorial. Com base nas análises efetuadas, pode-se inferir que os empresários gaúchos apresentam particularidades quando considerado o comportamento empreendedor na execução das atividades diárias. Mostram-se avessos a atividades como planejamento e controle, pois a grande maioria executa a administração sem seguir um plano previamente estabelecido, bem como sem estruturação de um planejamento de curto e longo prazos que utilize as informações de caráter financeiro do empreendimento.
Citação ABNT:
NEITZKE, A. C. A.; QUINTANA, A. C.; FERREIRA, J. R. Comportamento empreendedor dos pequenos empresários gaúchos: uma análise em micro e pequenas empresas. Sinergia, v. 19, n. 2, p. 37-49, 2015.
Citação APA:
Neitzke, A. C. A., Quintana, A. C., & Ferreira, J. R. (2015). Comportamento empreendedor dos pequenos empresários gaúchos: uma análise em micro e pequenas empresas. Sinergia, 19(2), 37-49.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50458/comportamento-empreendedor-dos-pequenos-empresarios-gauchos--uma-analise-em-micro-e-pequenas-empresas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português