Processo de formulação de estratégias competitivas pelo modelo de campos e armas da competição: verificação da aplicabilidade a uma concessionária e da eficácia na geração de estratégias que aumentem sua competitividade Outros Idiomas

ID:
50503
Periódico:
Resumo:
Os objetivos do estudo relatado neste artigo foram verificar como aplicar o processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição (CAC) e avaliar sua eficácia, deficiências e dificuldades, por meio de teste realizado numa concessionária de tratores para aeroportos. O CAC é utilizado para formular a estratégia competitiva de negócio, representada pelos campos da competição, e as estratégias operacionais, representadas pelas armas da competição, usando variáveis qualitativas e quantitativas, com o objetivo de aumentar a competitividade empresarial. No estudo, os dados foram levantados por meio de entrevistas junto aos dirigentes da concessionária e, para a avaliação das propostas de estratégias, recorreu-se ao método popperiano dedutivo de prova. Os resultados evidenciaram que o CAC é capaz de gerar estratégias competitivas aderentes à realidade da concessionária, pois todas as estratégias de negócio foram aceitas pelos diretores e apenas 7% das ações estratégicas operacionais sugeridas não foram aceitas. A relevância e a contribuição científica do estudo decorrem da verificação da aplicabilidade do processo prescrito pelo CAC. O estudo proporcionou a aquisição de conhecimento sobre um instrumento alternativo da Teoria da Competitividade e sugere-se aplicar sua metodologia de maneira complementar a modelos consagrados na literatura em estratégia, como o modelo do posicionamento, RBV e do Balanced Scorecard.
Citação ABNT:
RECKZIEGEL, V.; LOHMANN, G.; CONTADOR, J. C.; PIVA, R. S.; SILVA, D. Processo de formulação de estratégias competitivas pelo modelo de campos e armas da competição: verificação da aplicabilidade a uma concessionária e da eficácia na geração de estratégias que aumentem sua competitividade. Sinergia, v. 17, n. 2, p. 21-36, 2013.
Citação APA:
Reckziegel, V., Lohmann, G., Contador, J. C., Piva, R. S., & Silva, D. (2013). Processo de formulação de estratégias competitivas pelo modelo de campos e armas da competição: verificação da aplicabilidade a uma concessionária e da eficácia na geração de estratégias que aumentem sua competitividade. Sinergia, 17(2), 21-36.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50503/processo-de-formulacao-de-estrategias-competitivas-pelo-modelo-de-campos-e-armas-da-competicao--verificacao-da-aplicabilidade-a-uma-concessionaria-e-da-eficacia-na-geracao-de-estrategias-que-aumentem-sua-competitividade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português