A influência interpessoal e o engajamento na prática de esportes interpersonal influence and engagement with a sports practice Outros Idiomas

ID:
50504
Periódico:
Resumo:
Fenômenos de engajamento no esporte têm detido a atenção de diversos gestores e pesquisadores da área de marketing, tendo em vista os benefícios de comportamentos de consumo contínuo e de dedicação ao objeto de engajamento que consumidores comprometidos manifestam. A fim de atender a uma crescente demanda por um entendimento mais sólido sobre questões de engajamento, o objetivo deste artigo é analisar a influência interpessoal como antecedente do engajamento em práticas esportivas. Um modelo é proposto e testado por meio de equações estruturais, associando os constructos de influência interpessoal (especificamente, a influência normativa e a influência informacional) ao engajamento do indivíduo em práticas de esportes. Os resultados favorecem a influência informacional como antecedente de maior efeito, o que possibilita inferências para pesquisas e ações de gestão de empreendimentos vinculados à prática de esporte (como academias e locação de equipamentos esportivos).
Citação ABNT:
LADEIRA, W. J.; GRILLO, T. L. H.; SANTINI, F. O.; ARAÚJO, C. F. A influência interpessoal e o engajamento na prática de esportes interpersonal influence and engagement with a sports practice. Sinergia, v. 17, n. 2, p. 37-47, 2013.
Citação APA:
Ladeira, W. J., Grillo, T. L. H., Santini, F. O., & Araújo, C. F. (2013). A influência interpessoal e o engajamento na prática de esportes interpersonal influence and engagement with a sports practice. Sinergia, 17(2), 37-47.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50504/a-influencia-interpessoal-e-o-engajamento-na-pratica-de-esportes-interpersonal-influence-and-engagement-with-a-sports-practice/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português