A Universidade Federal do Rio Grande e o campo das políticas culturais do município do Rio Grande Outros Idiomas

ID:
50505
Periódico:
Resumo:
Com base em pesquisa sobre a dinâmica do campo da cultura em um município gaúcho, a universidade federal que nele atua foi percebida como um agente eficiente, implementando políticas construídas pelo governo federal e colocando-se em oposição e disputa com as políticas culturais da prefeitura e de outras organizações atuantes na área. Partindo das mudanças na condução das políticas culturais nacionais implementadas no governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2003, em seus oito anos de governo, e de seus dois ministros para a Cultura, Gilberto Gil e Juca Ferreira, o artigo mostra ainda como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi importante na impulsão das políticas federais no município. Procura-se demonstrar essa atuação e o papel desempenhado pela universidade no rompimento de um ciclo longo de políticas conservadoras, forçando a prefeitura a rever sua atuação, bem como sua relação com as políticas culturais do governo federal.
Citação ABNT:
KUPSKI, L.; SILVA, R. C. A Universidade Federal do Rio Grande e o campo das políticas culturais do município do Rio Grande. Sinergia, v. 17, n. 2, p. 49-60, 2013.
Citação APA:
Kupski, L., & Silva, R. C. (2013). A Universidade Federal do Rio Grande e o campo das políticas culturais do município do Rio Grande. Sinergia, 17(2), 49-60.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50505/a-universidade-federal-do-rio-grande-e-o-campo-das-politicas-culturais-do-municipio-do-rio-grande/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português