Utilizações organizacionais da tecnologia da informação (TI) e influência destas nas características dos sistemas de informação Outros Idiomas

ID:
50506
Periódico:
Resumo:
A presente pesquisa investiga o papel da TI nas inovações organizacionais e seu impacto nos sistemas de informação. Ao analisar 519 organizações que passaram por programas de melhoria, ou programas de mudança, como os de Balanced Scorecard (BSC), Controle de Qualidade Total, ISO 9000, Gestão de Conhecimento, dentre outros, desenvolve-se um modelo de mensuração para investigar utilizações organizacionais da TI, seguido de um modelo de equações estruturais que apresenta o impacto das utilizações organizacionais da TI nas características dos sistemas de informação. Os estudos revelaram três variáveis latentes para utilizações organizacionais da TI – apoio à interação, estruturação e direção da organização – e as influências destas em quatro características dos sistemas de informação – escopo, acessibilidade, integração e foco em decisão. Resultados da análise do modelo causal mostram que (1) apoio à interação apresenta efeito positivo e significante em escopo, acessibilidade e integração; (2) apoio à estruturação apresenta efeito positivo e significante em integração e foco em decisão e (3) apoio à direção apresenta efeito positivo e significante em escopo e foco em decisão dos sistemas de informação.
Citação ABNT:
DOLCI, D. B.; BECKER, J. L. Utilizações organizacionais da tecnologia da informação (TI) e influência destas nas características dos sistemas de informação. Sinergia, v. 17, n. 2, p. 61-76, 2013.
Citação APA:
Dolci, D. B., & Becker, J. L. (2013). Utilizações organizacionais da tecnologia da informação (TI) e influência destas nas características dos sistemas de informação. Sinergia, 17(2), 61-76.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50506/utilizacoes-organizacionais-da-tecnologia-da-informacao--ti--e-influencia-destas-nas-caracteristicas-dos-sistemas-de-informacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português