Percepção dos Servidores Públicos sobre as Crenças Presentes no Cotidiano da Universidade Federal de Santa Catarina: Práticas, Comportamentos e Cultura na Instituição Outros Idiomas

ID:
50674
Periódico:
Resumo:
O artigo objetiva descrever e discutir a percepção dos servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre as crenças presentes nas práticas, comportamentos e cultura da instituição. Estas crenças, não formalizadas, são compartilhadas pelos membros e podem influenciar nas relações interpessoais e na própria estrutura e gestão organizacional. Trata-se de um estudo de caso caracterizado como qualitativo e descritivo. Os dados foram coletados por meio de questionário online (214 respostas) e entrevistas (12 participantes) com servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC, sendo utilizada a análise de conteúdo para apreciação das informações. Os resultados foram sistematizados em duas categorias, crenças sobre: controle e cobranças; subordinação. Embora não se tratasse de uma categoria, as relações de poder e hierarquia permearam as crenças apresentadas em ambas as categorias e confirmaram a presença de crenças na Universidade que são reflexos da cultura brasileira e da cultura do serviço público, de forma geral.
Citação ABNT:
NUNES, T. S.; SANTOS, L. S.; TOLFO, S. R. Percepção dos Servidores Públicos sobre as Crenças Presentes no Cotidiano da Universidade Federal de Santa Catarina: Práticas, Comportamentos e Cultura na Instituição. Gestão e Sociedade, v. 12, n. 33, p. 2480-2507, 2018.
Citação APA:
Nunes, T. S., Santos, L. S., & Tolfo, S. R. (2018). Percepção dos Servidores Públicos sobre as Crenças Presentes no Cotidiano da Universidade Federal de Santa Catarina: Práticas, Comportamentos e Cultura na Instituição. Gestão e Sociedade, 12(33), 2480-2507.
DOI:
10.21171/ges.v12i33.2367
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50674/percepcao-dos-servidores-publicos-sobre-as-crencas-presentes-no-cotidiano-da-universidade-federal-de-santa-catarina--praticas--comportamentos-e-cultura-na-instituicao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português