Atributos Pessoais da Cultura da Hospitalidade: Aplicação aos Estudantes de Ensino Superior em Portugal Outros Idiomas

ID:
50779
Periódico:
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo compreender se a formação oferecida pelas instituições de ensino superior portuguesas, voltadas para a hospitalidade e gestão hoteleira, é capaz de desenvolver nos estudantes os atributos pessoais necessários e desejados aos profissionais da indústria da hotelaria. Relativamente à metodologia, foi realizado um survey com estudantes de gestão hoteleira ou equivalente. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi devidamente traduzido e adaptado do inglês para a língua portuguesa e distribuído online por meio da plataforma Limesurvey. A amostra foi composta de 112 estudantes de graduação e mestrado. Os dados foram classificados e analisados utilizando-se o software IBM SPSS Statistics. Os resultados apontam que embora haja preocupação das instituições portuguesas na formação técnica, o escore dos estudantes foi um pouco abaixo do esperado para profissionais dessa indústria. Concluiu-se que as instituições de ensino portuguesas, principalmente ao nível da graduação, precisam criar estratégias capazes de desenvolver nos estudantes atributos necessários ao trabalho nessa indústria, de forma a evitar um problema já nela existente, que é a alta rotatividade.
Citação ABNT:
FERNANDES, A. L.; FONSECA, D. S.; RIBEIRO, L. P. Atributos Pessoais da Cultura da Hospitalidade: Aplicação aos Estudantes de Ensino Superior em Portugal. Revista Hospitalidade, v. 15, n. 1, p. 1-22, 2018.
Citação APA:
Fernandes, A. L., Fonseca, D. S., & Ribeiro, L. P. (2018). Atributos Pessoais da Cultura da Hospitalidade: Aplicação aos Estudantes de Ensino Superior em Portugal. Revista Hospitalidade, 15(1), 1-22.
DOI:
https://doi.org/10.21714/21799164.2018v15n1.802
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50779/atributos-pessoais-da-cultura-da-hospitalidade--aplicacao-aos-estudantes-de-ensino-superior-em-portugal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português