Hospitalidade e Festa do Espírito Santo: Contributos da Caridade, Misericórdia e Comensalidade Outros Idiomas

ID:
50782
Periódico:
Resumo:
O presente artigo, de teor ensaístico, tem como objeto a Festa do Divino Espírito Santo, comemorada em Portugal e outros países, entre eles o Brasil, onde a presença de imigrantes portugueses tenha sido significativa. Independentemente do local de comemoração, a Festa marca-se pela hospitalidade expressa na comensalidade, que parece ter na caridade e na misericórdia sua sustentação em termos de imaginário. Para percorrer tal percurso de construção de sentido, opta-se por retomar a história da festividade em Portugal e as marcas comuns da comemoração que emergem dos seus desdobramentos temporais, quais sejam, as figuras da caridade (bodo) e da misericórdia, que tecem amálgamas na comensalidade. Retomam-se, no primeiro momento, as raízes etimológicas dos termos caridade e misericórdia para, a seguir, buscar sua presença histórica na Festa. A análise parece encaminhar, considerando a Festa do Divino Espírito Santo como comemorada em Alcântara, Maranhão, que os mesmos indicadores estarão, em termos mais recentes, associados à hospitalidade religiosa.
Citação ABNT:
GASTAL, S.; MARTINS, C. Hospitalidade e Festa do Espírito Santo: Contributos da Caridade, Misericórdia e Comensalidade. Revista Hospitalidade, v. 15, n. 1, p. 1-20, 2018.
Citação APA:
Gastal, S., & Martins, C. (2018). Hospitalidade e Festa do Espírito Santo: Contributos da Caridade, Misericórdia e Comensalidade. Revista Hospitalidade, 15(1), 1-20.
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.803
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50782/hospitalidade-e-festa-do-espirito-santo--contributos-da-caridade--misericordia-e-comensalidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português