Análise da Formalidade dos Sistemas de Controle Gerencial em Empresas Incubadas Outros Idiomas

ID:
50786
Resumo:
Este estudo objetiva analisar a formalidade dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) em empresas incubadas. Uma pesquisa de levantamento foi realizada nas incubadoras de empresas associadas à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Um questionário formatado no Google Docs foi enviado às incubadoras de empresas para que fosse enviado aos gestores das empresas incubadas, obtendo-se respostas de 15 gestores de empresas incubadas. O questionário compõe-se de três blocos: perfil do respondente, características da empresa incubada participante da pesquisa e questões sobre a formalização de elementos dos SCG propostos por Malmi e Brown (2008). Aplicaram-se estatísticas descritivas, medidas centrais como média, mediana, moda e desvio padrão. Os resultados da pesquisa denotam maior formalização no controle de planejamento e controle cultural em detrimento do controle administrativo e controle cibernético. As evidências indicam que as empresas pesquisadas priorizam o planejamento de metas e ações de curto prazo, com foco tático, e controles informais, enraizados em crenças e valores, em detrimento dos controles formais, exercidos a partir do estabelecimento de medidas explícitas e verificáveis. No entanto, vale ressaltar que a adoção de controles gerenciais formais na fase inicial é importante para o crescimento de jovens empresas, no caso de empresas incubadas.
Citação ABNT:
BEUREN, I. M.; SANTOS, V. D.; THEISS, V. Análise da Formalidade dos Sistemas de Controle Gerencial em Empresas Incubadas. Revista Mineira de Contabilidade, v. 19, n. 2, p. 19-30, 2018.
Citação APA:
Beuren, I. M., Santos, V. D., & Theiss, V. (2018). Análise da Formalidade dos Sistemas de Controle Gerencial em Empresas Incubadas. Revista Mineira de Contabilidade, 19(2), 19-30.
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n2t02
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50786/analise-da-formalidade-dos-sistemas-de-controle-gerencial-em-empresas-incubadas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português