Governança e Futebol: Um Estudo em Clubes de Caxias do Sul Outros Idiomas

ID:
50810
Resumo:
Este artigo visa analisar a relação entre a adoção de práticas de governança corporativa e desempenho esportivo nos clubes de futebol de Caxias do Sul: Esporte Clube Juventude e Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, entre 2012 e 2016. Os dados foram coletados através de entrevistas com dirigentes dos clubes de futebol, complementadas com informações oriundas de documentos analisados como os estatutos das respectivas associações. As dimensões analisadas foram: estrutura de governança, transparência, accountability, retorno social e práticas gerenciais. Os achados demonstram que nos casos estudados, os princípios de governança corporativa ainda são incipientes, mas estas influenciaram o desempenho esportivo dos clubes. O Esporte Clube Juventude obteve um bom desempenho no período e que a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, depois de atravessar problemas gerenciais e esportivos no período, está se estruturando para conseguir melhores resultados. Por fim, compreende-se que para sobreviver e buscar resultados positivos, os clubes de futebol não poderão mais seguir com práticas arcaicas de gestão.
Citação ABNT:
NAZI, R. M.; AMBONI, N. Governança e Futebol: Um Estudo em Clubes de Caxias do Sul. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 2, p. 240-259, 2018.
Citação APA:
Nazi, R. M., & Amboni, N. (2018). Governança e Futebol: Um Estudo em Clubes de Caxias do Sul. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 240-259.
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.291
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50810/governanca-e-futebol--um-estudo-em-clubes-de-caxias-do-sul/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português