Um Estudo Comparado sobre a Sazonalidade em Academias de Ginástica de Florianópolis e Brusque Outros Idiomas

ID:
50812
Resumo:
O impacto do fenômeno da sazonalidade impactando a lucratividade das academias de ginástica ocupa um ponto que requer atenção especial por parte dos administradores destes estabelecimentos. Esta pesquisa busca comparar o estudo realizado por Cárdenas, Amboni e Dias (Cárdenas, Amboni, & Dias, 2014) ao analisar a sazonalidade em uma academia de ginástica de Florianópolis, Santa Catarina, com informações referentes a uma academia de ginástica na cidade de Brusque, também de Santa Catarina. Pretende-se desta forma comparar a influência das diferenças climáticas, econômicas, culturais e demográficas das duas localidades no comportamento dos clientes no que diz respeito a sazonalidade. O estudo coletou informações referentes ao número de alunos matriculados mensalmente em uma academia de médio porte na cidade Brusque, num período entre setembro de 2008 e julho de 2016 e, em posse dos dados, foi realizada a comparação com o comportamento observado no artigo base, relacionado à organização localizada em Florianópolis. A análise realizada permitiu observar que, em detrimento das diferentes características das duas localidades, o padrão de sazonalidade dos clientes foi bastante similar, enfatizando o entendimento de que atividades sociais de fim de ano, recessos escolares e empresariais, fatores climáticos e calendário exerçam grande influência sobre o comportamento dos usuários, possibilitando a utilização destes dados como ferramenta de apoio para os gestores de estabelecimentos deste segmento.
Citação ABNT:
MOREIRA, M. H. A.; DIAS, J. S.; MORAES, M. C. B.; ROLT, C. R. Um Estudo Comparado sobre a Sazonalidade em Academias de Ginástica de Florianópolis e Brusque. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 2, p. 278-292, 2018.
Citação APA:
Moreira, M. H. A., Dias, J. S., Moraes, M. C. B., & Rolt, C. R. (2018). Um Estudo Comparado sobre a Sazonalidade em Academias de Ginástica de Florianópolis e Brusque. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 278-292.
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.247
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50812/um-estudo-comparado-sobre-a-sazonalidade-em-academias-de-ginastica-de-florianopolis-e-brusque/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português