Um Estudo sobre a Afetividade Aplicada ao Fenómeno do Futebol: Abordagem na Ótica dos Consumidores Outros Idiomas

ID:
50813
Resumo:
O futebol é um fenómeno de grande relevância em todo o mundo. O seu poder de influência é cada vez maior, o que o torna numa referência não só no setor social e cultural, mas também a nível económico ou turístico. O presente estudo tem como propósito apresentar uma reflexão em torno da relação entre o apego à marca (teoria do attachment) e o comportamento do consumidor (lealdade à marca, compromisso à marca, satisfação à marca, confiança à marca), sob a ótica dos adeptos de futebol em Portugal. Nesse sentido, será apresentado um modelo conceptual proposto a testar empiricamente. A recolha de dados recorreu no período do mês de maio de 2017, mediante a administração de inquérito por questionário online (477 respostas obtidas). Os resultados obtidos parecem evidenciar uma forte relação entre a afetividade (attachment) e o compromisso com a marca, confiança e intenções comportamentais. O apego à marca de um clube de futebol influencia positivamente todas as variáveis que compõem o modelo concetual da investigação. As variáveis apego à marca, compromisso à marca, confiança à marca e satisfação à marca tendem a influenciar positivamente a lealdade à marca. Isto significa que um adepto com um grau elevado de apego tende a estar mais satisfeito, confiante e comprometido com o seu clube e consequentemente o seu grau de lealdade torna-se mais elevado pelo seu clube. De notar, ainda, que poucos estudos avaliaram a relação do apego à marca com outras variáveis, sendo este um estudo original no contexto onde é aplicado. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing e gestão aplicada ao desporto. Serão apresentadas algumas linhas de investigação futura.
Citação ABNT:
SOUSA, B. M.; VIEIRA, C. B. Um Estudo sobre a Afetividade Aplicada ao Fenómeno do Futebol: Abordagem na Ótica dos Consumidores. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 2, p. 293-312, 2018.
Citação APA:
Sousa, B. M., & Vieira, C. B. (2018). Um Estudo sobre a Afetividade Aplicada ao Fenómeno do Futebol: Abordagem na Ótica dos Consumidores. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 293-312.
DOI:
https://doi.org/10.5585//podium.v7i2.282
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50813/um-estudo-sobre-a-afetividade-aplicada-ao-fenomeno-do-futebol--abordagem-na-otica-dos-consumidores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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