A Influência da Educação Financeira na Inserção dos Investidores no Mercado de Capitais Brasileiro: Um Estudo com Discentes da Área de Negócios Outros Idiomas

ID:
50852
Resumo:
A educação financeira e o entendimento do mercado de capitais abrem as portas de interação entre os agentes econômicos. Autores afirmam que o funcionamento do mercado de capitais no Brasil é conhecido por poucos, contudo, ressaltam que apesar desses aspectos, parece existir uma preocupação recente em atrair os investidores com credibilidade e sustentabilidade. Nesse sentido, no presente estudo investigou-se o nível de educação financeira de discentes da área de negócios de uma universidade pública e a sua relação com a participação no mercado de capitais. Para tal fim, definiu-se a hipótese de que a educação financeira dos investidores influencia positivamente a probabilidade de participação no mercado de capitais brasileiro. Para a elaboração do indicador de educação financeira, coletaram-se os dados necessários baseados nos quesitos utilizados por Atkinson e Messy (2012), publicados na Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). O método utilizado foi a regressão logística múltipla, cujo principal escopo foi investigar a possibilidade de ocorrência de um determinado evento. Os resultados encontrados demonstraram, a partir do efeito marginal, uma probabilidade de inserção no mercado de capitais de 6% para a amostra utilizada. Para tanto, verificou-se que o aumento de pontuações adquiridas nas questões de conhecimento financeiro refletiram em uma maior probabilidade de inserção nesse mercado. Com base nos resultados apresentados, a hipótese do estudo não é rejeitada, entretanto, destaca-se que os investimentos em educação financeira no País precisam ser aprimorados, visto que os conhecimentos financeiros dos brasileiros se apresentaram em 1,2% abaixo da média internacional, de acordo com o relatório da Organization for Economic Cooperation and Development (2016).
Citação ABNT:
AMORIM, K. A. F.; LUCENA, G. K. F.; GIRÃO, L. F. A. P.; QUEIROZ, D. B. A Influência da Educação Financeira na Inserção dos Investidores no Mercado de Capitais Brasileiro: Um Estudo com Discentes da Área de Negócios. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 17, n. 2, p. 567-590, 2018.
Citação APA:
Amorim, K. A. F., Lucena, G. K. F., Girão, L. F. A. P., & Queiroz, D. B. (2018). A Influência da Educação Financeira na Inserção dos Investidores no Mercado de Capitais Brasileiro: Um Estudo com Discentes da Área de Negócios. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 17(2), 567-590.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18593/race.v17i2.16834
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/50852/a-influencia-da-educacao-financeira-na-insercao-dos-investidores-no-mercado-de-capitais-brasileiro--um-estudo-com-discentes-da-area-de-negocios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ATKINSON, A.; MESSY, F. Measuring Financial Literacy: Results of the OECD INFE Pilot Study. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, OECD: Publishing, Paris, n. 15, 2012.

BECKER, G. Investiment in Human Capital: A Theoretical Analysis. The Journal of Political Economy, v. 70, i. 5, p. 9-49, 1962.

BENDER FILHO, R.; BAGOLIN, I, P.; COMIM, F. V. Determinantes da permanência na condição de pobreza crônica: aplicação do modelo logit multinomial. Texto para discussão, Porto Alegre: PUC-RS, n. 7, 2010.

BRASIL, BOLSA, BALCÃO – B3. Histórico pessoa física. 2017.

BRAUNSTEIN, S.; WELCH, C. Financial literacy: An overview od practice, research, and policy. Federal Reserve Bulletin, Estados Unidos, p. 445-457, 2002.

CAMPBELL, J. Y. Household Finance. The Journal of Finance, v. 61, i. 4, p. 1553-1604, 2006.

COLE, S.; SHASTRY, G. K. If you are so smart, why aren’t you rich? The effects of education, financial literacy and cognitive ability on financial market participation. Working Paper, Harvard Business School, Wellesley College (unpublished), p. 9-71, 2008.

DESCHATRE, G. A. Investimento em ações: para os momentos de crise e de crescimento. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2009.

FONSECA, R. et al. What explains the gender gap in financial literacy? The role of household decision making. Journal of Consumer Affairs, v. 46, i. 1, p. 90-106, 2012.

FREITAS, L. dos R. Comparação das Funções de Ligação Logit e Probit em Regressão Binária Considerando Diferentes Tamanhos Amostrais. 2013. Tese (Doutorado)–Universidade Federal de Viçosa, 2013.

GREENSPAN, A. Financial Literacy: A Tool for Economic Progress. The Futurist, v. 36, i. 4, p. 20237-20241, 2002.

GUJARATI, D. N.; PORTER, D. C. Econometria básica. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.

HAIR JUNIOR, J. F. et al. Multivariate analyses data. 5ª Ed. New Jersey: Princeton University Press, 1998.

HALIASSOS, M.; BERTAUT, C. Why do so few hold stocks? The Economic Journal, v. 105, i. 432, p. 1110-1129, 1995.

IBGE. Estimativas da população residente no Brasil e Unidades da Federação com data de referência em 1º de julho de 2016. 2016.

KIYOSAKI, R.; LECHTER, S. Pai rico pai pobre. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

LUCCI, C. R. et al. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 9., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2006.

LUSARDI, A.; SCHERESBERG, C. DE B. Financial literacy and high-cost borrowing in the United States. National Bureau of Economic Research, i. w18969, 2013.

MEIER, S.; SPRENGER, C. D. Discounting financial literacy: Time preferences and participation in financial education programs. Journal of Economic Behavior & Organization, Estados Unidos, p. 159-174, 2012.

MESQUITA, P. S. B. Um modelo de Regressão Logística para Avaliação dos Programas de Pós-Graduação no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado)–Universidade Estadual do Norte Fluminense, Rio de Janeiro, 2014.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Annual Report. 2005.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. International Survey of Adult Financial Literacy Competencies. 2016.

PEREIRA, J.; LUCENA, W. G. L. A influência da educação financeira e os fatores emocionais: um estudo com alunos de Contabildiade e Engenharia. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, Rondônia, v. 6, n. 3, 2014.

PEREIRA, M. T.; LOPES, J. L. A importância do capital humano para o crescimento econômico. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA, 9., 2014, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão, 2014.

RAMOS, B. de F.; MORAES JUNIOR, A. dos S. Educação financeira e mercaco de capitais: um estudo sobre a importância da desmitificação do mercado de capitais e educação financeira na sociedade brasileira. Revista Eletrônica de Debates em Economia, São Paulo, v. 1, n. 1, 2012.

RODRIGUES, A. C. A evolução do mercado de capitais e o perfil do acionista minoritário no Brasil. Scientia Iuris, Londrina, v. 16, n. 2, p. 107-128, 2012.

SCHULTZ, T. W. Investment in human capital. The American Economic Review, v. 51, i. 1, p. 1-17, 1961.

THOMAS, A.; SPARATO, L. Financial Literacy, Human Capital and Stock Market Participation in Europe: An Empirical Exercise under Endogenous Framework. Dipartimento di Economia e Management – Università di Pisa Discussion Paper, Gennaio, n. 194, 2015.

VAN ROOIJ, M.; LUSARDI, A.; ALESSI, R. Financial Literacy and Stock Market Participation. Journal of Economic Behavior & Organization, Estados Unidos, v. 101, i. 2, p. 449-472, 2011.

VIANA, G.; LIMA, J. F. DE. Capital humano e crescimento econômico. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco, v. 11, n. 2, 2010.

WALTENBERG, F. D. Análise econômica de sistemas educativos: uma resenha crítica da literatura e avaliação empírica da iniqüidade do sistema educativo brasileiro. 2002. Dissertação (Mestrado)–Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

WISNIEWSKI, M. L. G. A importância da educação financeira na gestão das finanças pessoais: uma ênfase na popularização do mercado de capitais brasileiro. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 6, n. 12, p. 155-172, 2011.

XIA, T.; WANG, Z.; LI, K. Financial Literacy Overconfidence and Stock Market Participation. Social Indicators Research, v. 119, i. 3, p. 1233-1245, 2014.