O Ensino de Teoria da Contabilidade no Brasil após o Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade sob a Ótica dos Docentes do Estado do Paraná Outros Idiomas

ID:
50946
Resumo:
Este estudo buscou verificar as principais mudanças ocorridas no ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade no Brasil após o processo de convergência das normas internacionais de contabilidade, com base na perspectiva dos docentes do Estado do Paraná. A pesquisa se classifica como descritiva, quantitativa, com levantamento dos dados por meio de um questionário enviado pelo Google Docs a 84 instituições de ensino superior do Estado do Paraná, que oferecem o curso de Ciências Contábeis. O questionário foi respondido por 30 docentes da disciplina de Teoria da Contabilidade dessas instituições, compondo assim, a amostra deste estudo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e posteriormente foi aplicado o grau de entropia da informação nos resultados. Os resultados demonstram que o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade resultou em alterações no ensino da disciplina Teoria da Contabilidade. Os docentes tiveram que se readequar para transmitir o conteúdo dessa disciplina aos acadêmicos. Contatou-se que os respondentes concordam que alguns dos pronunciamentos estão sendo eficazes para aplicação do conteúdo. O teste da entropia demonstrou alta concordância dos docentes sobre a utilização deste instrumento nas aulas, mas sobre sua eficácia para aplicação do conteúdo aos alunos, a concordância foi menor. Pode-se concluir que o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade causou alterações no ensino da disciplina de Teoria da Contabilidade, sob a ótica dos docentes do Estado do Paraná. Como sugestão para pesquisas futuras, seria interessante abranger outras disciplinas, o que poderia contribuir para a compreensão dos efeitos da convergência nas normas internacionais de contabilidade na qualidade do ensino da contabilidade no Brasil
Citação ABNT:
MARASSI, R. B.; FASOLIN, L. B.; KLANN, R. C. O Ensino de Teoria da Contabilidade no Brasil após o Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade sob a Ótica dos Docentes do Estado do Paraná. Contabilidade Vista & Revista, v. 29, n. 2, p. 18-41, 2018.
Citação APA:
Marassi, R. B., Fasolin, L. B., & Klann, R. C. (2018). O Ensino de Teoria da Contabilidade no Brasil após o Processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade sob a Ótica dos Docentes do Estado do Paraná. Contabilidade Vista & Revista, 29(2), 18-41.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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