Título Inglês:
Gamification and Management of People: A Case Study on Training and Environment of Cultural Diversity
Título Espanhol:
Gamificación y Gestión de Personas: Un Estudio de Caso sobre Entrenamiento y Ambiente de Diversidad Cultural
Resumo:
Este artigo tem como objetivo discutir a aplicação de gamificação na gestão de pessoas, mais especificamente no treinamento e desenvolvimento de competências de colaboradores de diferentes níveis culturais dentro de uma grande organização. Para tal estudo, iremos trabalhar, principalmente, com as teorias de carreira sem fronteiras e de gamificação voltada para o aprendizado ligados a um estudo de caso do desenvolvimento de projeto piloto de treinamento corporativo em empresa de grande porte, com mais de 4 mil colaboradores, ligada ao setor de infraestrutura, com atuação na região metropolitana de São Paulo. O estudo de caso utilizou entrevistas não somente dos profissionais do departamento de treinamento da empresa, como também coletou dados da empresa terceirizada responsável pelo processo de gamificação além de entrevistas com os desenvolvedores do game/ treinamento. Os resultados da pesquisa mostraram as motivações da escolha desta dinâmica e como a empresa se preparou para a implementação do projeto.
Resumo Inglês:
This article aims to discuss the application of gamification in people management, more specifically in the training and development of skills of employees of different cultural levels within a large organization. For this study, we will work mainly with theories of career without frontiers and gamification focused on learning linked to a case study of the development of pilot project of corporate training in large company, with more than 4 thousand employees, linked to the infrastructure sector, operating in the metropolitan region of São Paulo. The case study used interviews not only from the professionals of the training department of the company, but also collected data from the outsourced company responsible for the gamification process in addition to interviews with the developers of the game / training. The results of the research showed the motivations of choosing this dynamic and how the company prepared for the implementation of the project.
Resumo Espanhol:
Este artículo tiene como objetivo discutir la aplicación de gamificación en la gestión de personas, más específicamente en el entrenamiento y desarrollo de competencias de colaboradores de diferentes niveles culturales dentro de una gran organización. Para este estudio, vamos a trabajar principalmente con las teorías de carrera sin fronteras y de gamificación orientada al aprendizaje vinculado a un estudio de caso del desarrollo de un proyecto piloto de entrenamiento corporativo en una empresa de gran tamaño, con más de 4 mil colaboradores, vinculada al sector de infraestructura, con actuación en la región metropolitana de São Paulo. El estudio de caso utilizó entrevistas no sólo de los profesionales del departamento de entrenamiento de la empresa, como también recolectó datos de la empresa tercerizada responsable del proceso de gamificación además de entrevistas con los desarrolladores del juego / entrenamiento. Los resultados de la investigación mostraron las motivaciones de la elección de esta dinámica y cómo la empresa se preparó para la implementación del proyecto.
Citação ABNT:
MARANGONI, M. M.; BERIMBAU, M. M. R. Gamificação e Gestão de Pessoas: Um Estudo de Caso sobre Treinamento e Ambiente de Diversidade Cultural. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 8, n. 3, p. 431-444, 2018.
Citação APA:
Marangoni, M. M., & Berimbau, M. M. R. (2018). Gamificação e Gestão de Pessoas: Um Estudo de Caso sobre Treinamento e Ambiente de Diversidade Cultural. Revista de Carreiras e Pessoas, 8(3), 431-444.
DOI:
10.20503/recape.v8i3.37285
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51034/gamificacao-e-gestao-de-pessoas--um-estudo-de-caso-sobre-treinamento-e-ambiente-de-diversidade-cultural/i/pt-br
Referências:
AARSETH, E. (1997). Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Maryland: The Johns Hopkins University Press.
DUTRA, Joel Souza (2010). Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo. Editora Atlas.
FRASCA, G. (2003). Simulation vs Narrative: Introduction to Ludology. Nova Iorque: Routledge. Disponivel em:
. Acesso em: ago. 2018.
FRASCA, G. (2007). Play the message: play, game and videogame rethoric. IT University of Copenhagen.
FULLERTON, T. (2008) Game Design Workshop: a playcentric approach to creating innovative games. Burlington: Elsevier
KOSTER, R. (2005). A theory of fun for Game Design. Arizona: Paraglyph Press.
PAHARIA, Rajat (2013). Loyalty 3.0 How to revolutionize customer and employee engagement with big data and gamification. Canadá: McGraw-Hill Education.
SALA, Otávia Travençolo Muniz e TREVISAN, Leonardo Nelmi (2014). A construção de carreira em ambientes inovativos um estudo nas empresas de base tecnológica. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 11, n.2, p. 154-178.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. (2004). Rules of Play: Game design fundamentals. Cambridge: MIT Press.
SCHELL, J. (2008). The Art of Game Design: A Book of Lenses. Nova Iorque: CRC Press.
VELOSO, Elza Fátima Rosa, DUTRA, Joel Souza e NAKATA, Lina Eiko (2016). Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações y, x e baby boomers. REGE Revista de Gestão, 23, p. 88–98.
WERBACH, K.; HUNTER, D. (2012). For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Filadélfia: Wharton Digital Press.
WINN, B. (2009). The Design, Play, and Experience Framework. In: FERDIG, R. Handbook of Research on Effective Electronic Gaming in Education. 1a. ed. Nova Iorque: Information Science Reference, v. III, Cap. LVIII, p. 1010-1024.
YIN, Robert K. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods. SAGE Publications. Kindle Edition.