Uma proposição de plano de negócios para parques tecnológicos: o caso de uma universidade da rede federal de educação brasileira Outros Idiomas

ID:
51115
Resumo:
Os Parques Tecnológicos configuram polos de desenvolvimento econômico e tecnológico que objetivam promover economias com base em conhecimento, por meio da interação entre universidades ou órgãos de pesquisa e empresas voltadas para pesquisa e desenvolvimento. Inúmeras políticas públicas de âmbito Nacional e Regional vêm sendo instituídas com vistas a fomentar os parques tecnológicos como agentes impulsionadores do desenvolvimento. O presente artigo descreve as etapas de elaboração da proposta de um Plano de Negócios para a implantação de um parque tecnológico em uma Universidade Federal localizada no Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exploratória conduzida por meio da técnica de estudo de caso. Como resultados, ficou evidenciada a capacidade tanto mercadológica quanto econômico-financeira de implantação e auto-sustentabilidade do Parque Tecnológico junto à Universidade objeto de estudo, o que tende a impulsionar maior desenvolvimento e atração de investidores.
Citação ABNT:
LONGARAY, A. A.; MUNHOZ, P. R.; GONÇALVES, F. A.; AMARAL, T. A. Uma proposição de plano de negócios para parques tecnológicos: o caso de uma universidade da rede federal de educação brasileira. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 11, n. 6, p. 1307-1325, 2017.
Citação APA:
Longaray, A. A., Munhoz, P. R., Gonçalves, F. A., & Amaral, T. A. (2017). Uma proposição de plano de negócios para parques tecnológicos: o caso de uma universidade da rede federal de educação brasileira. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 11(6), 1307-1325.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51115/uma-proposicao-de-plano-de-negocios-para-parques-tecnologicos--o-caso-de-uma-universidade-da-rede-federal-de-educacao-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português