Erros nas Provisões de Sinistros do Mercado Segurador Brasileiro: Evidências Empíricas de Resposta às Regulações Econômica e Tributária

ID:
51162
Resumo:
OBJETIVO – O objetivo é investigar se as seguradoras que operam nos ramos de seguros de danos gerenciam as provisões de sinistros com o intuito de evitar ações regulatórias mais minuciosas e/ou diminuir os valores devidos de imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido. METODOLOGIA – A pesquisa é empírico-analítico com o uso do modelo de accruals discricionários específicos aplicado sobre uma amostra de 50 seguradoras atuantes no mercado brasileiro analisadas durante o período de 2008 a 2013. RESULTADOS – Encontramos evidências do uso da discricionariedade gerencial com os objetivos de reduzir ou postergar o pagamento de tributos sobre o lucro do período e de aparentar um melhor estado de solvência frente ao supervisor e ao mercado, evitando intervenções mais minuciosas do supervisor e favorecendo a assimetria existente. Ademais, companhias que teriam melhores desempenhos tendem a superestimar as provisões de sinistros, reduzindo seus resultados a níveis mais comuns, o que pode estar relacionado à prática de income smoothing. CONTRIBUIÇÕES – É o primeiro estudo no mercado segurador brasileiro que utiliza os erros de estimação em modelo de accruals específicos para estudar de forma conjunta os impactos e três motivações do comportamento oportunista do gestor sobre as provisões de sinistros.
Citação ABNT:
CURVELLO, R. S. S.; RODRIGUES, A.; MACEDO, M. A. S. Erros nas Provisões de Sinistros do Mercado Segurador Brasileiro: Evidências Empíricas de Resposta às Regulações Econômica e Tributária. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, n. 4, p. 550-572, 2018.
Citação APA:
Curvello, R. S. S., Rodrigues, A., & Macedo, M. A. S. (2018). Erros nas Provisões de Sinistros do Mercado Segurador Brasileiro: Evidências Empíricas de Resposta às Regulações Econômica e Tributária. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 20(4), 550-572.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51162/erros-nas-provisoes-de-sinistros-do-mercado-segurador-brasileiro--evidencias-empiricas-de-resposta-as-regulacoes-economica-e-tributaria/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português