Estratégia no Setor de Clubes: Aplicação do Modelo de Zaccarelli And Fischmann em um Clube de Esportes e Entretenimento em Minas Gerais Outros Idiomas

ID:
51216
Resumo:
Para que as organizações permaneçam competitivas no mercado, é necessário identificar e adotar estratégias apropriadas para o ambiente operacional. O Minas Tênis Clube (MTC), objeto deste estudo, adotou uma série de estratégias de 1980 a 2013 que foram analisadas à luz do trabalho de Zaccarelli e Fischmann (1994). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando os principais conceitos relacionados às questões de estratégia, cliente e mercado. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 25 voluntários selecionados aleatoriamente que tiveram um ou mais dos seguintes relacionamentos com Minas Tênis Clube: parceiro ou consultor, diretor, funcionário, representante do Estado ou autoridade pública local, parceiro de negócios, fornecedores, atleta ou ex- atleta. Após as entrevistas, os conteúdos foram analisados de acordo com Bardin. As Estratégias Genéricas (EG) podem ser adotadas de diferentes formas e em diferentes combinações, por todas as organizações, independentemente de seu porte ou do mercado em que atuam, expandindo suas operações, recuperando clientes perdidos ou nichos. O objetivo deste artigo foi identificar e analisar o EGs adotadas na gestão do MTC nas últimas três décadas, com base no modelo proposto por esses autores. Os resultados mostraram que as EG de Adaptação, Cooperação, Diferenciação de Produtos-Mercado e Oportunidades foram adotadas na gestão do Clube e foram as mais relevantes no período estudado.
Citação ABNT:
FARIA, R. G.; SOUKI, G. Q.; VASCONCELOS, F. C. W.; ROCCO JUNIOR, A. J. Strategy on Club Sector: An Application of the Zaccarelli and Fischmann Model Application at a Sports and Entertainment Club in Minas Gerais. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 3, p. 342-356, 2018.
Citação APA:
Faria, R. G., Souki, G. Q., Vasconcelos, F. C. W., & Rocco Junior, A. J. (2018). Strategy on Club Sector: An Application of the Zaccarelli and Fischmann Model Application at a Sports and Entertainment Club in Minas Gerais. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(3), 342-356.
DOI:
10.5585/podium.v7i3.298
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51216/estrategia-no-setor-de-clubes--aplicacao-do-modelo-de-zaccarelli-and-fischmann-em-um-clube-de-esportes-e-entretenimento-em-minas-gerais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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