Características Hospitaleiras do Anfitrião de Meios de Hospedagem Manifestadas nos Depoimentos dos Hóspedes Outros Idiomas

ID:
51253
Periódico:
Resumo:
A hospitalidade e competitividade em serviços mantem uma transformação constante em relação ao comportamento dos agentes econômicos e imprime a urgência de sua ressignificação possibilitada pela inovação na criação de valor. Nesse sentido a característica “bem receber”, inerente às atividades do setor hoteleiro, foi observada nessa pesquisa com a lente das características hospitaleiras (hospitableness) discutidas em Tasci & Semrad (2016). Os meios de hospedagem, analisados neste artigo são: Hotel Le Renard, Botanique Hotel e SPA, Carballho Hotel e SPA, Hotel Satélite Campos do Jordão, Hotel Vila Inglesa e L.A.H. Hostellerie os quais receberam o selo Traveler’s Choice-2017/TripAdvisor, em Campos do Jordão. A questão de pesquisa deste estudo consiste em: Quais as características hospitaleiras manifestadas nos depoimentos online dos anfitriões de meios de hospedagens em Campos do Jordão? A partir desta problemática tem-se como objetivo investigar e analisar os depoimentos disponíveis no site TripAdvisor a fim de identificar a existência de hospitalidade e de cocriação de valor na relação anfitrião e hóspede. A análise de conteúdo dos 138 depoimentos observados na pesquisa foi realizada com a utilização do software NVivo 10 for MAC. A pesquisa confirmou que o componente hospitaleiro (Heartwarming) recebeu destaque nos depoimentos analisados.
Citação ABNT:
MARQUES, R. B.Características Hospitaleiras do Anfitrião de Meios de Hospedagem Manifestadas nos Depoimentos dos Hóspedes. Revista Hospitalidade, v. 15, n. 1, p. 214-226, 2018.
Citação APA:
Marques, R. B.(2018). Características Hospitaleiras do Anfitrião de Meios de Hospedagem Manifestadas nos Depoimentos dos Hóspedes. Revista Hospitalidade, 15(1), 214-226.
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.807
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51253/caracteristicas-hospitaleiras-do-anfitriao-de-meios-de-hospedagem-manifestadas-nos-depoimentos-dos-hospedes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Ariffin, A. A. M., Nameghi, E. N., & Zakaria, N. I. (2013). The effect of hospitableness and servicescape on guest satisfaction in the hotel industry. Canadian Journal of Administrative Sciences, 30(2), 127–137. https://doi.org/10.1002/CJAS.1246

Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Camargo, L. O. (2004). Hospitalidade. São Paulo: Aleph.

Creswell, J. (2007). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo e misto (2a. ed.). Porto Alegre: Armed.

Di Domenico, M., & Lynch, P. A. (2007). Host/guest encounters in the commercial home. Leisure Studies, 26(3), 321–338. https://doi.org/10.1080/02614360600898110

Egger, R., Gula, I., & Walcher, D. (2016). Open Tourism: Open Innovation, crowdsourcing and co-creation challenging the tourism industry.Springer.

Flick, U. (2009). Introdução `a pesquisa qualitativa (3a. ed.). São Paulo: Bookman.

Gliogorijevic, B. (2016). Review plataforms in destinations and hospitality. In: R. Egger, I. Gula, & D. Walcher, Open Tourism: Open innovation, crowdsourcing and co-creation challenging the tourism industry (pp. 215-228). Springer.

Golubovskaya, M., Robinson, R. N. S., & Solnet, D. (2017). The meaning of hospitality: do employees understand? International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(5), 1282–1304. https://doi.org/10.1108/IJCHM-11-2015-0667

Houaiss, A., Villar, M., Franco, F. M. de M., & Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia. (2009). Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Objetiva.

Lashley, C. (2000). In search of hospitality : towards a theoretical framework. International Journal of Hospitality Management, 19, 3–15. https://doi.org/10.1016/S02784319(99)00035-3

Lashley, C. (2007). Discovering hospitality: observations from recent research. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 1(3), 214–226. https://doi.org/10.1108/MBE-09-2016-0047

Lashley, C. (2008). Studying hospitality: Insights from social sciences. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 8(1), 69–84. https://doi.org/10.1080/15022250701880745

Lashley, C. (2015). Hospitality studies: escaping the tyranny? Quality Assurance in Education, 23(4), 364–377. https://doi.org/10.1108/QAE-04-2015-0014

Lockwood, A., & Jones, P. (2004). Administração das operações de hospitalidade. In: C. Lashley, & A. Morrison, Em busca da hospitalidade: Perspectivas para um mundo globalizado (pp. 223-249). São Paulo: Manole.

Pezzotti, G. (2011). The Essence of Hospitality and Service. In: M. C. Sturman, J. B. Corgel, & R. Verna, The Cornell School of Hotel Administration on Hospitality: Cutting edge thinking and practice (pp. 5-18). New Jersey: John Wiley & Sons.Inc.

Prahalad, C., & Krishman, M. (2008). A nova era da inovação: impulsionando a co-criação de valor ao longo das redes globais. Rio de Janeiro: Elsevier.

Roeffen, D., & Grissemann, U. S. (2016). The importance of customer co-creation of value for the tourism and hospitality industry. In: R. Egger, I. Gula, & D. Walcher, The open tourism: Open innovation, crowdsourcing and co-creation challeging the tourism industry (pp. 3446). Springer.

Sampieri, R., Collado, C., & Lucio, P. (2006). Metodologia de pesquisa (3a. ed.). São Paulo: MacGraw-Hill.

Shao, J., Rodrigues, M. A., & Gretzel, U. (2012). Riding the Social Media Wave: Strategies ofDMOs Who Successfully Engage in Social Marketing. In M. Sigala, E. Christou, & U. Gretzel, Social Media in Travel, Tourism and Hospitality (pp. 87-97). USA: Routledge.

Tasci, A. D. A., & Semrad, K. J. (2016). Developing a scale of hospitableness: A tale of two worlds. International Journal of Hospitality Management, 53, 30–41. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2015.11.006

Telfer, E. (1995). Hospitableness. Philosophical Papers, 24(3), 183–196. https://doi.org/10.1080/05568649509506530

Telfer, E. (2000). The Philosophy of Hospitableness. In search of hospitality: theoretical perspectives and debates (Chaptor 3) | Southern Cross University. Retrieved October 24, 2017. https://doi.org/10.1016/S0278-4319(99)00035-3

TripAdvisor.(2017, Junho,05).Disponível em https://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g303607Campos_Do_Jordao_State_of_Sao_Paulo-Hotels.html

Wada, E. K. (2007). Domínios de hospitalidade de Lashley e possíveis aplicações na hotelaria. Retrieved from https://www.anptur.org.br/anais/anais_2007/data/pdf/2.8 wada.pdf

Wada, E. K., Camargo, L.O.L., Guimarães, G. A.(2016) Avaliação da hospitabilidade por intermédio da empatia e das preferências comportamentais. XIX SemeAD 2177-3866. Disponível em http://login.semead.com.br/19semead/anais/arquivos/124.pdf