Título Inglês:
SECI model and "BA" by Nonaka and Takeuchi applied to the department of controllership
Resumo:
Os estudos atuais sobre gestão do conhecimento estão mais focados nos profissionais e departamentos que desenvolvem produtos e serviços. Para tentar preencher a lacuna nas pesquisas, investigamos a gestão do conhecimento com 138 profissionais do departamento de Controladoria atuantes em um grupo brasileiro de comunicação, especificamente a responder qual é a validade empírica do Modelo SECI e Ba de Nonaka e Takeuchi para explicar a forma como os profissionais da área de Controladoria adquirem e compartilham conhecimento. Para isso, utilizamos uma análise fatorial confirmatória a qual validou estatisticamente a escala desenvolvida para medir as diferentes etapas do modelo SECI e também uma análise de correlação entre este modelo e os diferentes tipos de Ba. Também utilizamos a pesquisa qualitativa, onde os resultados do survey foram discutidos com seis profissionais de forma a obter maiores explicações sobre os resultados. Os principais resultados indicam que o aprendizado formal tem menor importância e o “aprender fazendo” é uma das principais formas de aquisição de conhecimento, e a interação com colegas na rotina do trabalho possui grande relevância na aquisição e compartilhamento de conhecimentos. Por outro lado, o contexto virtual não se mostrou tão eficaz. O estudo inova por validar uma escala do modelo SECI e Ba aplicável a área de controladoria, além de combinar método quantitativo com qualitativo.
Resumo Inglês:
Studies of knowledge management are more focused on professional and departments that develop products and services. To try to fill the research gap, we investigate the knowledge management with 138 professionals Controlling department acting in a Brazilian communications group, specifically set out to answer what is the empirical validity of the SECI model and Ba Nonaka and Takeuchi to explain how the Controller professionals acquire and share knowledge. To do this we used a confirmatory factor analysis which statistically validated the scale developed to measure the different stages of SECI model and also a correlation analysis between this model and the different types of Ba. We also used qualitative phase was conducted, where the survey results were discussed with six professionals to obtain further explanations of the results. The main results indicate that formal learning is less important and the "learning by doing" is one of the main ways of acquiring knowledge, and interaction with colleagues in the work routine has great relevance in the acquisition and sharing of knowledge. On the other hand, the virtual context, has not proved so effective. The study inovattes for validating a range of SECI model and Ba applicable to controlling area, while combining quantitative method with qualitative.
Citação ABNT:
SIMÃOZINHO, S. M.; OYADOMARI, J. C. T.; BARROS, H. M.; AKAMINE, C.; ANTUNES, M. T. P. Modelo SECI e “BA” de Nonaka e Takeuchi aplicado à area de controladoria. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 6, n. 3, p. 557-576, 2015.
Citação APA:
Simãozinho, S. M., Oyadomari, J. C. T., Barros, H. M., Akamine, C., & Antunes, M. T. P. (2015). Modelo SECI e “BA” de Nonaka e Takeuchi aplicado à area de controladoria. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 6(3), 557-576.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51305/modelo-seci-e----ba----de-nonaka-e-takeuchi-aplicado-a-area-de-controladoria/i/pt-br