Modelo SECI e “BA” de Nonaka e Takeuchi aplicado à area de controladoria Outros Idiomas

ID:
51305
Resumo:
Os estudos atuais sobre gestão do conhecimento estão mais focados nos profissionais e departamentos que desenvolvem produtos e serviços. Para tentar preencher a lacuna nas pesquisas, investigamos a gestão do conhecimento com 138 profissionais do departamento de Controladoria atuantes em um grupo brasileiro de comunicação, especificamente a responder qual é a validade empírica do Modelo SECI e Ba de Nonaka e Takeuchi para explicar a forma como os profissionais da área de Controladoria adquirem e compartilham conhecimento. Para isso, utilizamos uma análise fatorial confirmatória a qual validou estatisticamente a escala desenvolvida para medir as diferentes etapas do modelo SECI e também uma análise de correlação entre este modelo e os diferentes tipos de Ba. Também utilizamos a pesquisa qualitativa, onde os resultados do survey foram discutidos com seis profissionais de forma a obter maiores explicações sobre os resultados. Os principais resultados indicam que o aprendizado formal tem menor importância e o “aprender fazendo” é uma das principais formas de aquisição de conhecimento, e a interação com colegas na rotina do trabalho possui grande relevância na aquisição e compartilhamento de conhecimentos. Por outro lado, o contexto virtual não se mostrou tão eficaz. O estudo inova por validar uma escala do modelo SECI e Ba aplicável a área de controladoria, além de combinar método quantitativo com qualitativo.
Citação ABNT:
SIMÃOZINHO, S. M.; OYADOMARI, J. C. T.; BARROS, H. M.; AKAMINE, C.; ANTUNES, M. T. P. Modelo SECI e “BA” de Nonaka e Takeuchi aplicado à area de controladoria. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 6, n. 3, p. 557-576, 2015.
Citação APA:
Simãozinho, S. M., Oyadomari, J. C. T., Barros, H. M., Akamine, C., & Antunes, M. T. P. (2015). Modelo SECI e “BA” de Nonaka e Takeuchi aplicado à area de controladoria. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 6(3), 557-576.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51305/modelo-seci-e----ba----de-nonaka-e-takeuchi-aplicado-a-area-de-controladoria/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português