A percepção da gestão do conhecimento nas empresas exportadoras da AMREC Outros Idiomas

ID:
51323
Resumo:
Com a globalização e a era da tecnologia as empresas estão cada vez mais se utilizando do capital intelectual, que trata diretamente do conhecimento e habilidades exercitadas pelos seus colaboradores, para atuar nas atividades relacionadas ao mercado interno ou internacional. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de comércio exterior perante a Gestão do Conhecimento (GC) nas empresas exportadoras da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Quanto aos fins à pesquisa enquadrou-se como descritiva e quanto aos meios de investigação foi classificada como bibliográfica e de campo. A amostra foi composta por 10 empresas exportadoras que mantiveram relacionamento comercial com o mercado externo no período de janeiro a dezembro de 2012. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com abordagem quantitativa para conhecer a percepção dos gestores de comercio exterior em relação à identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização da Gestão do Conhecimento. Percebe-se uma sinergia desfavorável por parte dos gestores e da organização ao acompanhamento e implantação da prática de GC. Algumas barreiras como motivação e compartilhamento, relações interpessoais, apoio da estrutura e cultura organizacional estão presentes nas empresas. Para o desenvolvimento das atividades voltadas ao mercado internacional essas barreiras devem ser trabalhadas em conjunto, resultando no emprego benéfico das cinco dimensões da GC: identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização.
Citação ABNT:
ZILLI, J. C.; BERNARDINO, J.; JENOVEVA NETO, R.; BLAUTH, W. A percepção da gestão do conhecimento nas empresas exportadoras da AMREC. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 4, n. 2, p. 352-365, 2014.
Citação APA:
Zilli, J. C., Bernardino, J., Jenoveva Neto, R., & Blauth, W. (2014). A percepção da gestão do conhecimento nas empresas exportadoras da AMREC. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 4(2), 352-365.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51323/a-percepcao-da-gestao-do-conhecimento-nas-empresas-exportadoras-da-amrec/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português