Uma análise do processo de mudança organizacional e da capacidade de adaptação de uma entidade fechada de previdência complementar, patrocinada pela Universidade Federal de Viçosa Outros Idiomas

ID:
51324
Resumo:
No campo da Teoria das Organizações, a discussão a respeito da importância dos objetivos é frequente, atingindo não somente aspectos relacionados ao planejamento, mas atingindo questões ligadas à própria existência da organização. Sendo os fins que se procura alcançar, ou os resultados finais em direção aos quais as atividades são dirigidas, os objetivos orientam as ações organizacionais. Neste trabalho investigaram-se a dimensão e as implicações da mudança de objetivos em entidade fechada de previdência privada. Estudou-se o caso do AGROS, Instituto UFV de Seguridade Social, criado pela Universidade Federal de Viçosa, para suplementar os benefícios da previdência oficial dos servidores. Com o advento da Lei do Regime Jurídico Único, que modificou o sistema de aposentadoria dos servidores federais, a existência da instituição passou a ser questionada. Na pesquisa, utilizou-se o método do estudo de caso, sendo a coleta de dados feita através de entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram uma significativa mudança de objetivos. Concluiu-se que a adaptação da organização exigiu ajustes na estrutura e nos objetivos, impactando a tecnologia, a cultura e o clima organizacional.
Citação ABNT:
PAZZIN, H. S.; OLIVEIRA, A. R.; CARMO, M. I. Uma análise do processo de mudança organizacional e da capacidade de adaptação de uma entidade fechada de previdência complementar, patrocinada pela Universidade Federal de Viçosa. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 4, n. 2, p. 366-383, 2014.
Citação APA:
Pazzin, H. S., Oliveira, A. R., & Carmo, M. I. (2014). Uma análise do processo de mudança organizacional e da capacidade de adaptação de uma entidade fechada de previdência complementar, patrocinada pela Universidade Federal de Viçosa. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 4(2), 366-383.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51324/uma-analise-do-processo-de-mudanca-organizacional-e-da-capacidade-de-adaptacao-de-uma-entidade-fechada-de-previdencia-complementar--patrocinada-pela-universidade-federal-de-vicosa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português