Globalização social: desafio do século XXI Outros Idiomas

ID:
5134
Resumo:
A crítica de muitos à globalização é consequência dos rumos que ela está tomando. Embora a globalização seja um processo dinâmico em andamento, o seu avanço tem ocorrido de forma desequilibrada, gerando instabilidade política, econômica e social em várias regiões do planeta. O presente trabalho procura, de forma teórica, mostrar a falta da globalização social como um dos fatores que tem provocado desequilíbrio na dinâmica do processo de globalização. Pelo lado econômico, observa-se que a globalização ocorre de forma acelerada e já alcança os mais distantes pontos da face da Terra, ao passo que, pelo lado social, observa-se que a globalização está ausente em algumas regiões e, em outro tanto, ela ocorre de forma lenta e sem muito interesse. De nada vale os benefícios da globalização econômica se não existir a globalização social. Esse e o desafio do século XXI.
Citação ABNT:
ROSALEM, V.; SANTOS, A. C. D. Globalização social: desafio do século XXI. Revista de Administração da UFSM, v. 3, n. 2, art. 1, p. 183-190, 2010.
Citação APA:
Rosalem, V., & Santos, A. C. D. (2010). Globalização social: desafio do século XXI. Revista de Administração da UFSM, 3(2), 183-190.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5134/globalizacao-social--desafio-do-seculo-xxi/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALENCAR, G. Brasil e seu futuro. São Paulo: Makron Books, 1996.

BECK, U. O que é globalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DREIFUSS, R. A. A época das perplexidades: mundialização, globalização e planetarização. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

DUPAS, G. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, Estado e o futuro capitalismo. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GONÇALVES, R. Globalização e desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GRALBRAITH, J.K. Anatomia do poder. São Paulo: Pioneira, 1986.

IANNI, O. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

SANDRONI, P. Dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 1989