'Business Model Canvas' e Elaboração de Orçamento em uma Transportadora do Paraná Outros Idiomas

ID:
51406
Resumo:
Na busca de sucesso empresarial e financeiro as organizações necessitam melhorias constantes na gestão, para continuarem no mercado de forma competitiva. Portanto o presente relato técnico teve como objetivo diagnosticar e sugerir melhorias em uma empresa do ramo do transporte com sede na cidade de Cascavel - PR. Para tanto, realizou-se reuniões com os proprietários para levantamento de informações da empresa, juntamente com a análise do balanço patrimonial e demonstrativo contábil. Constatou-se que a empresa necessitava de uma estruturação no orçamento para o ano de 2018 e organização estrutural para criação de valores. Foram propostas duas intervenções, a primeira referese à elaboração do modelo de gestão Canvas para estruturação do planejamento estratégico, sendo uma ferramenta gerencial que de forma compartilhada desenvolve um modelo de negócio de forma dinâmica e a segunda intervenção foi a elaboração do orçamento empresarial para o ano de 2018, para melhor organização financeira da empresa. Com tais propostas espera-se contribuir para melhoria nos processos de gestão da empresa e maior competitividade no mercado.
Citação ABNT:
SALZER, E.; VIEIRA, R. P.; ROJO, C. A. 'Business Model Canvas' e Elaboração de Orçamento em uma Transportadora do Paraná. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 8, n. 2, p. 115-127, 2018.
Citação APA:
Salzer, E., Vieira, R. P., & Rojo, C. A. (2018). 'Business Model Canvas' e Elaboração de Orçamento em uma Transportadora do Paraná. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 8(2), 115-127.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51406/-business-model-canvas--e-elaboracao-de-orcamento-em-uma-transportadora-do-parana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
CASTANHEIRA, Dariane Fraga Reis et al. O uso do orçamento empresarial como ferramenta de apoio à tomada de decisão e ao controle gerencial: Um estudo comparado em indústrias farmacêuticas de médio porte. Revista de Finanças Aplicadas, v. 1, p. 20, 2013.

COLTRO, Alex; PAZZINI, Éricados Santos, F. O Papel do Planejamento estratégico em uma organização. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 6, n. 2, p. 136-156, 2016.

FERREIRA, Fernanda Baldasso; DIEHL, Carlos Alberto. Orçamento empresarial e suas relações com o planejamento estratégico. Pensar Contábil, v. 14, n. 54, 2012.

HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégicas financeiras, orçamento empresarial. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

KALLÁS, David. Inovação em modelo de negócios: forma e conteúdo. Rev. Adm. Empres., v. 52, n. 6, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000600011

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Revisão Técnica Dílson Gabriel dos Santos. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MAGALHÃES MUCCI, Daniel; FREZATTI, Fabio; DIENG, Mamadou. As múltiplas funções do orçamento empresarial. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 3, 2016.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books Editora. 2011.

RODRIGUES, Arturo Conde Edo; FAGUNDES, M. G. S. Metodologias de desenvolvimento de modelos de negócios inovadores em ambientes effectuais: um estudo comparativo. Rio de Janeiro, Universidade Politécnica do Rio de Janeiro, 2012.

ROJO, Cláudio; ZANINI, Bárbara. Diagnóstico e proposição de mudanças para melhoria na gestão de uma pequena empresa de produtos para saúde, higiene e limpeza. Revista Inteligência Competitiva, v. 4, n. 4, p. 26-37, 2014.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. Nd. Acesso em: 25 de Nov. de2017.

SILVA, Renato; MENEGAT, Jardelino; SARMENTO, Dirléia Fanfa. Business Model Canvas: Contribuições para a gestão Estratégia das Instituições de ensino superior privadas. Gestão Contemporânea, n. 19, 2017.

TEIXEIRA, L. C. M.; LOPES, H. E. G. Aplicação do modelo Canvas para o modelo de negócios do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Revista Gestão & Tecnologia, v. 16, n. 2, p. 73-99, 2016.

TRINDADE, Dorival Paula et al. Uso de indicadores financeiros e não financeiros na tomada de decisões gerenciais. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 3, n. 1, 2013.