Um Modelo Conceitual para a Caracterização da Orientação Empreendedora em Contexto Social Outros Idiomas

ID:
51417
Resumo:
OBJETIVO DO ESTUDO: O objetivo do presente artigo é propor um modelo conceitual para caracterizar a Orientação Empreendedora (OE), seus Antecedentes e Resultados em Negócios Sociais. Metodologia/abordagem: É um estudo bibliográfico de caráter descritivo e exploratório. ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: Atualmente existem poucos modelos para a caracterização da OE em contextos específicos, a exemplo do social. Este artigo buscou preencher essa lacuna com a proposição de modelo conceitual de OE aplicado a negócios sociais. PRINCIPAIS RESULTADOS: O artigo apresenta a proposição de um modelo estruturado em três pilares: os Antecedentes da OE e suas quatro categorias; a OE composta por seis dimensões, sendo elas inovatividade, proatividade, autonomia, assunção de riscos, agressividade competitiva e redes, e suas 22 categorias; os Resultados da OE com quatro categorias. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: Esta pesquisa contribui com os estudos sobre OE, empreendedorismo e negócios sociais, com a proposição do modelo conceitual, consolidado da literatura, aplicado aos negócios sociais, contemplando uma nova dimensão da OE – redes – e uma nova categoria aos resultados da OE – sustentabilidade financeira. Tal modelo pode ser útil para desenvolvimento de estudos empíricos em negócios sociais, bem como pode dar indícios sobre o desenvolvimento da OE nesse contexto. CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS / PARA A GESTÃO: O modelo pode ser usado por empreendedores e gestores de negócios sociais para a análise do empreendedorismo nessas organizações, e com isso dar indícios sobre potenciais direcionamentos para melhor desenvolvimento do comportamento empreendedor no nível organizacional. Isso pode contribuir com a gestão empreendedora e o desempenho organizacional de negócios sociais.
Citação ABNT:
CARMONA, V. C.; MARTENS, C. D. P.; FREITAS, H. M. R. Um Modelo Conceitual para a Caracterização da Orientação Empreendedora em Contexto Social. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 55-70, 2018.
Citação APA:
Carmona, V. C., Martens, C. D. P., & Freitas, H. M. R. (2018). Um Modelo Conceitual para a Caracterização da Orientação Empreendedora em Contexto Social. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 17(4), 55-70.
DOI:
10.5585/ ijsm.v17i4.2627
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51417/um-modelo-conceitual-para-a-caracterizacao-da-orientacao-empreendedora-em-contexto-social/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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