A gestão de design na concepção de novos produtos: uma ferramenta de integração do processo de gestão e inovação Outros Idiomas

ID:
5147
Resumo:
O artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um framework de gestão de design focado na maximização do fluxo de informações no desenvolvimento de produtos inovadores em organizações competitivas. A metodologia utilizada no estudo baseou-se na teoria levantada por meio de revisão bibliográfica, delineando uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de estudo de caso. As variáveis trabalhadas permitiram a análise, identificação e classificação do processo de desenvolvimento de produtos em quatro empresas de diferentes ramos de atividade industrial. O trabalho partiu do pressuposto de que o design, incorporado na estrutura organizacional de uma empresa por meio da gestão de design e integrado com as demais unidades de negócios, fortalece a estratégia das organizações.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
PADILHA, A. C. M.; CARVALHO, F. F.; MATTOS, P.; GOLLO, S. S. A gestão de design na concepção de novos produtos: uma ferramenta de integração do processo de gestão e inovação. Revista de Administração da UFSM, v. 3, n. 3, art. 4, p. 346-360, 2010.
Citação APA:
Padilha, A. C. M., Carvalho, F. F., Mattos, P., & Gollo, S. S. (2010). A gestão de design na concepção de novos produtos: uma ferramenta de integração do processo de gestão e inovação. Revista de Administração da UFSM, 3(3), 346-360.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5147/a-gestao-de-design-na-concepcao-de-novos-produtos--uma-ferramenta-de-integracao-do-processo-de-gestao-e-inovacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AVENDAÑO, L. E. Gestão do design. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2007.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1998.

BITTENCOURT, A. C. P. Desenvolvimento de uma metodologia de reprojeto de produto para o meio ambiente. 2001. 198f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica)–Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

BOMFIM, G. A. Metodologia para o desenvolvimento de projeto. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 1995.

BONSIEPE, G. Metodologia experimental/desenho Industrial. Brasília: CNPq/ Coordenação Editorial, 1984.

COUTINHO, L. G.; FERRAZ, J. C. Estudo da competitividade da indústria brasileira. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1995.

D’AJUZ, M. C. L. Modelo de gestão: diferencial de competitividade ou uma grande incógnita? Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2007.

DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1995.

FASCIONI, L. O que é mesmo design? Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2007.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.

FERREL, O. C. Estratégias de marketing. São Paulo: Atlas, 2000.

HAUSER, Jr.; GRIFFIN A. Patterns of communication among marketing, engineering and manufacturing: a comparison between two new product team. Management Science, v.38, p. 360-373, 1992.

KISTMANN, V. B. Tendências estratégicas e design: o consumidor como nova competência. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 28-36, out. 2002.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: LTC, 1999.

LÖBACH, B. Desenho industrial: base para configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blucher, 2000.

MAGALHÃES, C. Design estratégico: integração e ação do design industrial. Estudos em Design, v. 3, n. 1, p.15-27, jul. 1997.

MONTEIRO, E. A Gestão estratégica nas empresas. Grupo Gestão Deloitte, 2003.

MOZOTA, B. B. Structuring strategic design management. Design Management Journal, p.26-31, Spring, 1998.

SEMENIK, R., BAMOSSY, G. J. Princípios de marketing: São Paulo: Makron, 1996.

SOARES, V. F. Escola de Belas Artes. Curso de Desenho Industrial. Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2007.

STONER, J. A. F., FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1985.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.

TRUEMAN, M. Managing innovation by design: how a new design typology may facilitate the product development process in industrial companies and provide a competitive advantage. European Journal of Innovation Management, v.1, n.1, p.44-56, 1998.

VERGARA, S. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1997.

WOLF, B. O design management como fator de sucesso comercial. Florianópolis. FIESC/IEL, ABIPTI, Programa Catarinense de Design, SEBRAE, CNPq, 1998.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.