Título Inglês:
The Use of Social Technologies as a Research Method in Transformative Consumer Studies
Resumo:
Este artigo se propõe a discutir o uso das tecnologias sociais como método de pesquisa nos estudos transformativos do consumidor, tradução livre do original em inglês Transformative Consumer Research (TCR) Adotou-se tal perspectiva devido à percepção de uma lacuna na literatura de TCR, que ao sugerir o uso diversificado de paradigmas, métodos e teorias, apenas faz menção que estes sejam reconhecidamente fortes. Dessa forma, este trabalho insere a Teoria U e a Comunicação Não-Violenta como tecnologias sociais capazes de preencher a necessidade de um método de pesquisa em TCR, haja vista as similaridades entre a proposta das tecnologias sociais e a TCR, ambas voltadas às questões de cunho social. As considerações transitórias debatem outros pontos importantes de conexão que apenas reforçam a proposta deste ensaio, além de sugerir a busca por avançar ainda mais no entendimento da aproximação entre as tecnologias sociais e a TCR.
Resumo Inglês:
This paper discusses the use of social technologies as a research method for Transformative Consumer Research (TCR). This arises from the perceived gap, in the TCR literature, about which paradigms, methods and theories should be used, in addition to stressing that these must be admittedly strong. Given that, this paper proposes U Theory and Non-Violent Communication as social technologies capable of filling this gap, considering the similarities between what social technologies propose and the TCR, both of which being socially-oriented. Upon referring to other important aspects of this linkage, transient considerations emphasize the purpose of this essay, apart from suggesting further progress in understanding the linkage between social technologies and TCR.
Citação ABNT:
ÁSSIMOS, B. M.; ALMEIDA, G. T.; BATINGA, G. L.; PINTO, M. R. O Uso das Tecnologias Sociais Como Método de Pesquisa em Estudos Transformativos do Consumidor. Revista ADM.MADE, v. 22, n. 2, p. 80-89, 2018.
Citação APA:
ássimos, B. M., Almeida, G. T., Batinga, G. L., & Pinto, M. R. (2018). O Uso das Tecnologias Sociais Como Método de Pesquisa em Estudos Transformativos do Consumidor. Revista ADM.MADE, 22(2), 80-89.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2237-51392018v22n2p080089
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51514/o-uso-das-tecnologias-sociais-como-metodo-de-pesquisa-em-estudos-transformativos-do-consumidor/i/pt-br
Referências:
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