Distorções Inflacionárias nas Cooperativas Outros Idiomas

ID:
51735
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo comparar os índices de avaliação econômicos e financeiros das cooperativas agropecuárias do Paraná pelos métodos de mensuração a custo histórico e a custo histórico corrigido. Para tanto, o estudo baseia-se em dados oriundos do Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Sobras e Perdas de 49 cooperativas do Paraná no período de 2010 a 2014, em valores nominais. Pode-se verificar que os índices de endividamento, imobilização do patrimônio líquido e custo da dívida apresentaram decréscimo em seus valores quando corrigidos. Já os índices vinculados à rentabilidade apresentaram um declínio somente no ano de 2010, sendo que, nos anos de 2011 a 2014, os índices calculados com base em valores corrigidos foram superiores aos índices calculados a custo histórico. Os testes revelaram diferenças significativas nas médias dos índices de endividamento, rentabilidade e custo da dívida, sendo que a correção monetária do índice de imobilização do patrimônio líquido não apresentou discrepância relevante. Quando a amostra foi estratificada por sistema agroindustrial, pôde-se verificar que somente as cooperativas que comercializam cereais apresentam os mesmos resultados, considerando os efeitos da inflação. Para as cooperativas que industrializam seus produtos, todos os índices analisados demonstraram disparidade significante e, para as cooperativas que atuam em outras atividades e pecuárias, somente os índices de estrutura de capital e custo da dívida demonstraram ser significativamente diferentes. Assim, conclui-se que, no contexto das cooperativas analisadas, a desconsideração da inflação diminui a relevância da informação, tendo em vista que os valores reportados a custo histórico representam uma distorção da realidade em ambientes inflacionários.
Citação ABNT:
LONDERO, P. R.; FIGUEIRA, L. M.; STANZANI, L. M. L.; MARTINS, E. Distorções Inflacionárias nas Cooperativas. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 15, n. 3, p. 161-177, 2018.
Citação APA:
Londero, P. R., Figueira, L. M., Stanzani, L. M. L., & Martins, E. (2018). Distorções Inflacionárias nas Cooperativas. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 15(3), 161-177.
DOI:
10.4013/base.2018.153.01
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51735/distorcoes-inflacionarias-nas-cooperativas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português