Rendimento Acadêmico e Estilos de Aprendizagem: Um Estudo na Disciplina Análise de Custos Outros Idiomas

ID:
51893
Periódico:
Resumo:
O objetivo do estudo foi verificar se o estilo de aprendizagem impacta no rendimento acadêmico dos alunos que cursaram a disciplina Análise de Custos no curso de Ciências Contábeis no que tange às avaliações formativas e somativas. Oportunamente, compararam-se a associação do rendimento na referida disciplina e o rendimento do aluno no semestre, bem como com o coeficiente geral do curso. Para a análise do rendimento acadêmico, utilizouse a Teoria da Avaliação. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado, baseado na literatura, possibilitou mensurar o estilo de aprendizagem. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva e o teste de Wilcoxon. A amostra compreende 111 alunos matriculados no segundo semestre do ano de 2015 e primeiro semestre de 2016, representando 88% da população. Os resultados apontam a predominância dos estilos ativo, sensorial, visual e sequencial. Quanto ao rendimento acadêmico, verificaram-se maiores médias para as avaliações individuais (somativas). Na comparação do rendimento e os estilos de aprendizagem dos alunos, identificou-se um equilíbrio nas dimensões, ou seja, as médias são próximas tanto para avaliações individuais quanto em grupo e, também, nas médias do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) semestral e geral. O teste não paramétrico Wilcoxon indicou não haver diferença na maioria dos resultados, com exceção entre a avaliação somativa e o estilo sequencial/global.
Citação ABNT:
BORGES, L. F. M.; LEAL, E. A.; SILVA, T. D.; PEREIRA, J. M. Rendimento Acadêmico e Estilos de Aprendizagem: Um Estudo na Disciplina Análise de Custos . Revista Alcance, v. 25, n. 2, p. 161-176, 2018.
Citação APA:
Borges, L. F. M., Leal, E. A., Silva, T. D., & Pereira, J. M. (2018). Rendimento Acadêmico e Estilos de Aprendizagem: Um Estudo na Disciplina Análise de Custos . Revista Alcance, 25(2), 161-176.
DOI:
alcance.v25n2(Mai/Ago).p161-176
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51893/rendimento-academico-e-estilos-de-aprendizagem--um-estudo-na-disciplina-analise-de-custos-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português