Rotinas Evolucionárias: Identificação de um 'Framework' a partir do Resgate do Individualismo Metodológico, do 'Path Dependence' e da Memória Organizacional Outros Idiomas

ID:
51896
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste ensaio teórico é a composição de um framework para o estudo das rotinas evolucionárias, decorrentes de inferência e relacionadas à memória organizacional, path dependence e individualismo metodológico. O framework adota a lógica do individualismo metodológico (1), individualismo metodológico interacionista (2), método analítico compositivo-genético causal (3) e microeconomia sistêmica (4). Na segunda inferência tem-se, além da aprendizagem, a possibilidade de atenuação do conceito de irreversibilidade do path dependence. Na inferência em prol da mudança, tem-se no individualismo metodológico interacionista (2), os agentes dotados de seus repertórios interagindo na seleção e retenção por meio de suas memórias transativas, proporcionando assim a ligação entre os repertórios individuais e a rotina, contribuindo com o sistema generativo do construto. Dentre os achados, este ensaio entende que as rotinas devem ser estudadas a partir de uma lógica de interação partindo do indivíduo para a organização, valorizando o potencial de variação humana e as propriedades emergentes geradas na evolução com o ambiente, sendo necessário o mapeamento do padrão ou da forma destas interações, pois a estrutura organizacional representa a absorção destes padrões. Como elementos limitantes do estudo, tem-se a necessidade de ampliar conceitos da gestão sistêmica e autoorganização no contexto da economia evolucionária. Contudo, estudos empíricos podem ser desenvolvidos tomando por base esse framework.
Citação ABNT:
SILVA, O. T.; CHAIS, C.; DORION, E. C. H.; OLEA, P. M. Rotinas Evolucionárias: Identificação de um 'Framework' a partir do Resgate do Individualismo Metodológico, do 'Path Dependence' e da Memória Organizacional . Revista Alcance, v. 25, n. 2, p. 211-225, 2018.
Citação APA:
Silva, O. T., Chais, C., Dorion, E. C. H., & Olea, P. M. (2018). Rotinas Evolucionárias: Identificação de um 'Framework' a partir do Resgate do Individualismo Metodológico, do 'Path Dependence' e da Memória Organizacional . Revista Alcance, 25(2), 211-225.
DOI:
alcance.v25n2(Mai/Ago).p211-225
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51896/rotinas-evolucionarias--identificacao-de-um--framework--a-partir-do-resgate-do-individualismo-metodologico--do--path-dependence--e-da-memoria-organizacional--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português