O Turismo como um Instrumento de Proteção Florestal na Amazônia: Uma Análise Multivariada Outros Idiomas

ID:
51924
Resumo:
Propósito do tema: A crescente demanda internacional por bens primários tem gerado oportunidades excepcionais para a mineração e para o agronegócio na Amazônia. Isto está promovendo, em muitos casos, a perda progressiva da cobertura do solo. Muitas são as estratégias propostas para a contenção do desmatamento regional, ente elas, o turismo, apontado como uma atividade econômica alternativa e mais sustentável para a região. Objetivo: A finalidade deste estudo foi estimar a importância relativa do turismo para o ritmo do desmatamento no bioma Amazônia no período 2015/2016. Metodologia e abordagem: Foram utilizadas séries de corte para as 91 microrregiões geográficas do bioma, nas quais foi aplicada a técnica de regressão linear múltipla associada à decomposição das covariâncias pela Medida de Pratt. Resultados: Os resultados sugerem que o desmatamento é uma função da pecuária bovina, da agricultura, da extração de madeira, dos assentamentos rurais, das áreas protegidas e, entre outros, do turismo. Identificou-se uma correlação inversa entre o turismo e as taxas anuais de desmatamento do bioma. Originalidade: Os resultados deste estudo permitem propor o desenvolvimento responsável do turismo como uma estratégia para a proteção da cobertura florestal da Amazônia.
Citação ABNT:
GAZONI, J. L.; BRASILEIRO, I. L. G. O Turismo como um Instrumento de Proteção Florestal na Amazônia: Uma Análise Multivariada . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 12, n. 3, p. 23-46, 2018.
Citação APA:
Gazoni, J. L., & Brasileiro, I. L. G. (2018). O Turismo como um Instrumento de Proteção Florestal na Amazônia: Uma Análise Multivariada . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 12(3), 23-46.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1416
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/51924/o-turismo-como-um-instrumento-de-protecao-florestal-na-amazonia--uma-analise-multivariada-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português