Fatores Explicativos das Políticas Contábeis de Propriedade para Investimento e Hedge Accounting de Empresas Listadas na BM&FBovespa Outros Idiomas

ID:
52040
Resumo:
O estudo das políticas contábeis tem como referência o trabalho de Watts e Zimmerman (1979) e a principal finalidade da teoria positiva da contabilidade é prover explicações para as políticas contábeis adotadas pelas empresas (WATTS, 1992; CABELLO, 2012). O presente artigo tem por objetivo evidenciar os fatores explicativos das políticas contábeis de propriedade para investimento e hedge accounting utilizadas por empresas listadas na BM&F BOVESPA. Embora não se tenha encontrado suporte para os fatores explicativos das políticas de propriedade para investimento, evidencia-se que as políticas de hedge accounting encontram explicação nos fatores explicativos analisados. O estudo se justifica na busca dos determinantes das escolhas de políticas contábeis utilizadas por empresas brasileiras de capital aberto e na provisão de explicações específicas para os padrões encontrados. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de análise documental e abordagem quantitativa no período de 2010 a 2016. Para responder à questão de pesquisa foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Nos resultados encontrados, verificou-se que a política contábil Propriedade para Investimento não se apresentou relacionada com as variáveis analisadas. Em relação à política contábil Hedge Accounting, verificou-se que as variáveis: tamanho da empresa e auditadas por big four podem ser considerados como fatores determinantes para a sua utilização nas empresas da BM&F Bovespa que compõem a amostra da pesquisa.
Citação ABNT:
SANTOS, C. A. D.; FLORIANI, R.; KLANN, R. C. Fatores Explicativos das Políticas Contábeis de Propriedade para Investimento e Hedge Accounting de Empresas Listadas na BM&FBovespa . Gestão & Regionalidade, v. 34, n. 102, p. 116-139, 2018.
Citação APA:
Santos, C. A. D., Floriani, R., & Klann, R. C. (2018). Fatores Explicativos das Políticas Contábeis de Propriedade para Investimento e Hedge Accounting de Empresas Listadas na BM&FBovespa . Gestão & Regionalidade, 34(102), 116-139.
DOI:
10.13037/gr.vol34n102.4340
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52040/fatores-explicativos-das-politicas-contabeis-de-propriedade-para-investimento-e-hedge-accounting-de-empresas-listadas-na-bm-fbovespa-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português