Título Inglês:
Weak Meat and Strong Brand: a Study on the Impact of Word of Mounth Marketing on the Consumption of Meat and Encased Meat
Resumo:
A operação Carne Fraca ocasionou boatos e comentários (presença de papelão na carne, carnes estragadas misturadas nos embutidos, etc.) que provocaram queda nas vendas e exportações brasileiras no período da operação. Este estudo tem por objetivo identificar se houve impacto dos comentários ou boatos no consumo de carnes e embutidos das marcas envolvidas na operação Carne Fraca, deflagrada em 2017 pela polícia federal brasileira. A pesquisa de natureza qualitativa descritiva contou com levantamento de dados primários através da aplicação de um questionário junto a consumidores de carnes e embutidos, além de dados secundários. Os resultados indicaram consumidores bem informados, que tendem a acreditar em boatos, que fazem confusão entre marcas e boatos envolvidos, mas que na maioria dos casos não deixou de consumir os produtos nem as marcas investigadas durante a operação.
Resumo Inglês:
Carne Fraca Operation caused rumors and comments – presence of cardboard in the meat, spoiled meat mixed in the sausages – that caused a drop in Brazilian sales and exports during the operation period. This study aims to identify an impact of comments or rumors on the consumption of meats and encased meat of the brands involved in the operation Carne Fraca, launched in 2017 by the Brazilian Federal Police. The descriptive qualitative research was based on a survey; the primary data through the application of a questionnaire and secondary data. Results indicated informed consumers, who tend to believe in rumors, which confuse brands and rumors involved, but which in most cases did not stop consuming the products or brands investigated during the operation.
Citação ABNT:
RICHARDE, A. P. M.; SILVA, G. C.; KAETSU, S. T. Carne Fraca e Marca Forte: um Estudo sobre o Impacto do Marketing Boca a Boca no Consumo de Marcas de Carnes e Embutidos. Gestão & Conexões, v. 8, n. 1, p. 119-135, 2019.
Citação APA:
Richarde, A. P. M., Silva, G. C., & Kaetsu, S. T. (2019). Carne Fraca e Marca Forte: um Estudo sobre o Impacto do Marketing Boca a Boca no Consumo de Marcas de Carnes e Embutidos. Gestão & Conexões, 8(1), 119-135.
DOI:
10.13071/regec.2317-5087.2019.8.1.18874.119-135
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52124/carne-fraca-e-marca-forte--um-estudo-sobre-o-impacto-do-marketing-boca-a-boca-no-consumo-de-marcas-de-carnes-e-embutidos/i/pt-br
Referências:
Aaker, D. (1998). Brand Equity: Gerenciando o Valor da Marca. Editora Negócio.
Balaji, M. S. Roy, S. K., & Lassar, W. M. (2017). Language divergence in service encounters: Revisiting its influence on word-of-mouth. Journal of Business Research. v.72, p. 210-213.
Bentivegna, F. J. (2002). Fatores de Impacto no Sucesso do Marketing Boca a Boca On-Line. RAE Revista de Administração de Empresas. v. 42(1), Jan./Mar. BM&FBOVESPA (2017). BRF SA Informações Trimestrais 30/06/2017 – DRE. 2017. Disponível em:
. Acesso em: 20 set.2017. Breuil, A. (1972). Image de Marque et Notoriété. Paris: Dunod. 1972.
Bruyn, A. D. & Lilien, G. L. (2008). A multi stage model of word of mouth influence through viral marketing. International. Journal of Research in Marketing. vol. 25, p. 151-163.
Churchill, G. A.; Peter, J. P. (2000). Marketing: Criando Valor para os Clientes. São Paulo: Saraiva.
Dicio (2017). Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/comentar/>. Acesso em: 07 out 2017.
Econoinfo (2017). Dados de mercado BRF. 2017. Disponível em:
. Acesso em 02 out.2017.
EMPRAPA/CTAA. p. 1-18. Zucch, A. L. V. (2017). Excesso de ácido ascórbico utilizado em carne podre favorece formação de pedras nos rins e, possivelmente, câncer. Saúde. 2017. Disponível em: . Acesso em 25 set.2017.
Folha Uol (2017). Papelão e substância cancerígena ou exagero? O que se sabe na Operação Carne Fraca. 2017. Disponível em: . Acesso em 24 set.2017.
Futema, F., Machado, F., & Augusto, T. (2017). Carne Fraca: saiba quais são as acusações contra as 21 empresas.
G1 (2017). Países importadores anunciam restrições à carne brasileira após operação da PF. G1, Economia, 20 mar 2017. Disponível em: . Acesso em: 05 out.2017.
Kapferer (1993). Jean-Noël. Boatos: o mais antigo mídia do mundo. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. (2017). Quarta semana de março tem superávit de US$ 1,6 bi. Disponível em: < http://www.mdic.gov.br/component/content/article?id=2392>. Acesso em: 25 set 2017.
Nóbrega, C. (1999). Quero você. Exame. n. 8, ed. 686, p. 92-114.
Nogueira, R. (2002). Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD.
Novaes, D.; Bomtempo, C. (2017). Operação revela venda de carne vencida e moída com papelão. G1. 17 mar 2017. Disponível em: . Acesso em 10 out. 2017.
Polícia Federal (2017). Nota à Imprensa – Operação Carne Fraca. 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 set.2017.
Portal Anvisa (2017). Nota sobre a Operação "Carne Fraca". 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 set.2017.
Redação Revista Veja (2017). BRF tem prejuízo de R$ 167,3 milhões com impacto da Carne Fraca. Veja, Economia. Disponível em: . Acesso em: 20 set.2017. Relatório da Operação Carne Fraca (2017). Inquérito Policial Nº 0136/2015- SR/PF/PR. Estadão Política. Curitiba.
Renard, J. B. (2007). Um gênero comunicacional: os boatos e as lendas urbanas. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, n. 32, abril, p. 97-104.
Sciffman, L., & Kanuk, L. (1995). Consumer behavior. New Jersey: Prentice Hall, 1995.
Silvestre, P. (2017). Se a carne é fraca, as redes sociais são fortes e a imprensa é mole. Estadão. Disponível em: . Acesso em: 22 set.2017.
Tavares, M. C. (1998). A força da Marca. São Paulo: Harbra Editora
Terci, S. (2000). Razões da Notoriedade da Marca. 2000. 145 f. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Valor Econômico (2017). Críticas à Narrativa da PF na Carne Fraca. 2017. . Acesso em: 24 set.2017. Vieira, L. F. (1997). Agricultura e Agroindústria Familiar de Alimentos. Natal-RN:
Veja, Economia, 2017. Disponível em: Acesso em 04 set. 2017.