Capacidades Dinâmicas e Internacionalização da Inovação: O Caso Siemens Brasil Outros Idiomas

ID:
52167
Resumo:
O objetivo geral foi analisar como o processo de desenvolvimento de capacidades dinâmicas pode ser potencializado pelas práticas de internacionalização da inovação que incluem, especificamente: (a) a autonomia em P&D concedida à subsidiária de uma multinacional, (b) as atribuições tecnológicas delegadas à subsidiária de uma multinacional, (c) a transferência reversa de ativos do conhecimento da subsidiária para a matriz e demais subsidiárias estrangeiras de uma multinacional e (d) a ambidesteridade (funções de adaptação e alinhamento) exercida pela subsidiária de uma multinacional. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e adotou-se como método o estudo do caso da Siemens Brasil. De forma específica, analisou-se em profundidade os mecanismos e interfaces do desenvolvimento das seguintes inovações da Siemens Brasil: (1) Transformador Subterrâneo a Seco DrySub, (2) Sistema Smart Grid de gestão de energia, (3) Sistema de Posicionamento Dinâmico de Plataformas Marítimas e (4) Contatores Digitais. Os achados da pesquisa revelam contribuições científicas relevantes no que tange à compreensão dos fundamentos e dos processos chave da capacidade dinâmica de desenvolvimento tecnológico local de uma subsidiária, bem como as sinergias perante às práticas de internacionalização da inovação de uma multinacional.
Citação ABNT:
FRANÇA, A. S. L.; MACCARI, E. A.; COSTA, P. R. Capacidades Dinâmicas e Internacionalização da Inovação: O Caso Siemens Brasil. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 14, n. 1, p. 76-92, 2019.
Citação APA:
França, A. S. L., Maccari, E. A., & Costa, P. R. (2019). Capacidades Dinâmicas e Internacionalização da Inovação: O Caso Siemens Brasil. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 14(1), 76-92.
DOI:
10.18568/internext.v14i1.463
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52167/capacidades-dinamicas-e-internacionalizacao-da-inovacao--o-caso-siemens-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português