Expansão Urbana e Novas Centralidades no Contexto Regional Metropolitano: Reflexões sobre Geografia Urbana e Turismo Outros Idiomas

ID:
52175
Resumo:
As relações de produção e apropriação do espaço urbano pelo Turismo e Lazer são amplamente discutidas, sobretudo nos campos da Geografia, Urbanismo e do próprio Turismo. O contexto de expansão e consolidação do capitalismo propiciou um aumento significativo da atividade turística e, ao mesmo tempo, há uma constante expansão do espaço urbano, o que implica em alterações nas relações sociais. Nesse contexto, analisa-se as relações existentes entre o Turismo e a expansão urbana/formação de novas centralidades, a fim de entender o papel dessa atividade no âmbito da [re]produção espacial. A partir de uma abordagem de cunho qualitativo e exploratório, buscou-se os principais autores da Geografia Urbana e do Turismo que se dedicaram ao estudo de temas como: expansão urbana, centralidades e periferias. Com base nas análises teóricas aqui empreendidas, conseguiu-se compreender que, além da formação de novas centralidades influenciarem a oferta turística, a atividade turística também possui um papel na produção dessas formas espaciais: uma relação dialógica de centro-periferia.
Citação ABNT:
BRAGA, S. S.; CAMPOS, G. V. M.; BARBOSA, M. F. P.; MALTA, G. A. P. Expansão Urbana e Novas Centralidades no Contexto Regional Metropolitano: Reflexões sobre Geografia Urbana e Turismo. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 11, n. 1, p. 137-156, 2019.
Citação APA:
Braga, S. S., Campos, G. V. M., Barbosa, M. F. P., & Malta, G. A. P. (2019). Expansão Urbana e Novas Centralidades no Contexto Regional Metropolitano: Reflexões sobre Geografia Urbana e Turismo. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(1), 137-156.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v11i1p137
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52175/expansao-urbana-e-novas-centralidades-no-contexto-regional-metropolitano--reflexoes-sobre-geografia-urbana-e-turismo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português