Mecanismos de Integração para Diferentes Tipos de Inovação: Estudo de Caso Sobre Empresas Inovadoras

ID:
52211
Resumo:
OBJETIVO – Este trabalho examina o uso de mecanismos de integração em dois relacionamentos entre atividades de inovação: entre inovação de produtos por meio da explotação e inovação do produto por meio da exploração e entre a inovação de processos por meio da explotação e a inovação de produto por exploração. Ele também identifica os benefícios gerados pelo uso de mecanismos de integração. METODOLOGIA – Um estudo de caso múltiplo em quatro empresas de diferentes setores que são referência em inovação de produtos e de processos. RESULTADOS – Há integração nos relacionamentos de atividades de inovação estudados. Os mecanismos de integração mais utilizados em ambos os relacionamentos são a colaboração, o envolvimento e a troca de conhecimento regulares (mecanismos de interface interfuncional), aqueles relacionados a uma cultura de liberdade, como o livre fluxo e o encorajamento de ideias e aqueles relacionados à troca de conhecimento e informações (mecanismos de conectividade). CONTRIBUIÇÕES – Além de identificar que a integração é possível e ocorre nas empresas, foi possível verificar que o uso de mecanismos de integração possibilita a geração de benefícios para a inovação de produtos.
Citação ABNT:
LIZARELLI, F. L.; TOLEDO, J. C.; ALLIPRANDINI, D. H. Mecanismos de Integração para Diferentes Tipos de Inovação: Estudo de Caso Sobre Empresas Inovadoras. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 21, n. 1, p. 5-32, 2019.
Citação APA:
Lizarelli, F. L., Toledo, J. C., & Alliprandini, D. H. (2019). Mecanismos de Integração para Diferentes Tipos de Inovação: Estudo de Caso Sobre Empresas Inovadoras. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 21(1), 5-32.
DOI:
10.7819/rbgn.v0i0.3958
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52211/mecanismos-de-integracao-para-diferentes-tipos-de-inovacao--estudo-de-caso-sobre-empresas-inovadoras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português