Inovação e Capacidades Dinâmicas: As Relações entre as Múltiplas Inovações e as Capacidades de Detecção, Captura e Reconfiguração nas Academias 'Fitness' Outros Idiomas

ID:
52235
Resumo:
Em ambientes de mudanças, as capacidades dinâmicas tornaram-se fonte de vantagem competitiva para as organizações. Com a inovação associada a contextos de incertezas e transformações, o desenvolvimento de capacidades dinâmicas pelas empresas que buscam inovar passa a ser fundamental na busca por diferenciais competitivos. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo compreender as relações entre as múltiplas dimensões da inovação e as capacidades dinâmicas em MPEs do segmento de academias fitness na cidade de Natal/RN. Para compreender essa relação, a pesquisa teve como marco teórico os modelos das capacidades dinâmicas de detecção, captura e reconfiguração, bem como o Radar da Inovação. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida com 15 academias atuantes na cidade de Natal/RN. Como resultado, foi possível notar que as múltiplas inovações desenvolvidas nos ciclos 0 e 1 do Programa ALI pelas academias estudadas refletem no desenvolvimento das capacidades dinâmicas de detecção, captura e reconfiguração. Foi possível, ainda observar que a variabilidade nos graus das múltiplas dimensões da inovação nas organizações pesquisadas são resultantes da influência do dinamismo do ambiente sobre os recursos, habilidades, competências e conhecimentos organizacionais, sendo esses critérios de distinção entre as organizações e de formação de vantagens competitivas. De forma conclusiva, foi possível identificar a aderência teórica entre os modelos do Radar da Inovação e das capacidades dinâmicas, o que permite que este estudo contribua nas discussões sobre inovação e formação de capacidades dinâmicas.
Citação ABNT:
SILVA, M. S. A.; D'ANJOUR, M. F.; MEDEIROS, B. C.; AÑEZ, M. E. M. Inovação e Capacidades Dinâmicas: As Relações entre as Múltiplas Inovações e as Capacidades de Detecção, Captura e Reconfiguração nas Academias 'Fitness'. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 8, n. 1, p. 52-76, 2019.
Citação APA:
Silva, M. S. A., D'anjour, M. F., Medeiros, B. C., & Añez, M. E. M. (2019). Inovação e Capacidades Dinâmicas: As Relações entre as Múltiplas Inovações e as Capacidades de Detecção, Captura e Reconfiguração nas Academias 'Fitness'. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 8(1), 52-76.
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v8i1.827
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52235/inovacao-e-capacidades-dinamicas--as-relacoes-entre-as-multiplas-inovacoes-e-as-capacidades-de-deteccao--captura-e-reconfiguracao-nas-academias--fitness-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português