Capacidade de Transferência Tecnológica: A Dinâmica do Desenvolvimento em Instituições de Ensino Superior

ID:
52262
Resumo:
Este artigo objetiva explicar como ocorre a dinâmica do desenvolvimento da capacidade de transferência tecnológica em instituições públicas brasileiras de ensino superior. A perspectiva das capacidades dinâmicas e certos modelos de transferência tecnológica disponíveis na literatura embasaram a pesquisa. Metodologicamente, foram adotados estudos qualitativos, numa ótica interpretativa e estendida, de duas instituições-referência nacionais de modo histórico e em profundidade com o intuito de expandir a teoria. Os resultados avançam os achados da literatura na medida em que apresentam as características da capacidade de transferência tecnológica, distinguindo-a de outras capacidades, os fatores influenciadores da sua dinamicidade e um framework que reflete e esclarece a dinâmica do seu desenvolvimento. Teoricamente, o framework contribui para explicar o funcionamento, as fundações e sustentações de uma capacidade dinâmica. Sob a perspectiva dos praticantes, ele explica como a intencionalidade de alguns atores humanos, juntamente com a influência de determinados fatores internos e externos, são fundamentais para fundar, sustentar ou fazer mudar a capacidade de transferência tecnológica.
Citação ABNT:
FERNANDES, C. R.; MACHADO, A. G. C. Capacidade de Transferência Tecnológica: A Dinâmica do Desenvolvimento em Instituições de Ensino Superior . Brazilian Business Review, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2019.
Citação APA:
Fernandes, C. R., & Machado, A. G. C. (2019). Capacidade de Transferência Tecnológica: A Dinâmica do Desenvolvimento em Instituições de Ensino Superior . Brazilian Business Review, 16(1), 1-15.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2019.16.1.1
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52262/capacidade-de-transferencia-tecnologica--a-dinamica-do-desenvolvimento-em-instituicoes-de-ensino-superior-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português