Impacto da Governança na Eficiência da Aplicação dos Recursos Públicos com Educação Outros Idiomas

ID:
52273
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é verificar se as práticas de governança pública têm impacto sobre a eficiência da aplicação dos recursos públicos em educação nos municípios de Santa Catarina. Para isso, aplicou-se um modelo DEA-VRS, tendo como variáveis de input o Gasto per capita com Educação e Cultura dos municípios e o Rendimento Médio Mensal dos Responsáveis pelos Domicílios Particulares Permanentes. As variáveis de output foram a Taxa de Atendimento e a Taxa de Alfabetização de crianças. Em seguida, utilizou-se um modelo de regressão Tobit para verificar o impacto de variáveis de Governança Pública sobre os escores de eficiência encontrados pelo modelo DEA-VRS. Os resultados indicam que a presença dos Conselhos Municipais de Educação e melhores Índices de Responsabilidade Fiscal e Social impactam positivamente a eficiência da aplicação dos recursos públicos em educação. Com isso, percebe-se a importância dessas boas práticas na gestão dos municípios catarinenses.
Citação ABNT:
SANTOS, R. R. D.; FREITAS, M. M.; VICENTE, E. F. R. Impacto da Governança na Eficiência da Aplicação dos Recursos Públicos com Educação . Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 16, n. 3, p. 101-123, 2018.
Citação APA:
Santos, R. R. D., Freitas, M. M., & Vicente, E. F. R. (2018). Impacto da Governança na Eficiência da Aplicação dos Recursos Públicos com Educação . Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 16(3), 101-123.
DOI:
http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v16i3.39906
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52273/impacto-da-governanca-na-eficiencia-da-aplicacao-dos-recursos-publicos-com-educacao-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português