Desempenho Econômico-Financeiro e Desempenho Esportivo: Uma Análise com Clubes de Futebol do Brasil Outros Idiomas

ID:
52274
Resumo:
O estudo tem por objetivo verificar a relação entre os desempenhos esportivo e financeiro dos clubes do futebol brasileiro que disputaram as Séries A ou B ao menos uma vez entre 2013 e 2016. Para medir o desempenho esportivo, foram selecionadas a pontuação dos clubes no Ranking Oficial de Clubes da CBF e a pontuação em um ranking elaborado pelos autores, que utilizou a mesma metodologia do Ranking da CBF, mas considerando apenas o desempenho no ano corrente. Já para o desempenho financeiro, foram utilizados os indicadores: Receita Operacional Bruta, Despesa com Salários, EBIT e Endividamento. Analisou-se a estatística descritiva e de regressão com dados em painel, controlando os efeitos fixos. Os resultados indicaram uma relação positiva e significante de receita bruta, despesa com salários e endividamento com o desempenho esportivo dos clubes. O EBIT e a dummy ano eleitoral não foram significantes, não apresentando relação com o resultado esportivo dos clubes.
Citação ABNT:
FERREIRA, H. L.; MARQUES, J. A. V. C.; MACEDO, M. A. S. Desempenho Econômico-Financeiro e Desempenho Esportivo: Uma Análise com Clubes de Futebol do Brasil . Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 16, n. 3, p. 124-150, 2018.
Citação APA:
Ferreira, H. L., Marques, J. A. V. C., & Macedo, M. A. S. (2018). Desempenho Econômico-Financeiro e Desempenho Esportivo: Uma Análise com Clubes de Futebol do Brasil . Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 16(3), 124-150.
DOI:
http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v16i3.39907
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52274/desempenho-economico-financeiro-e-desempenho-esportivo--uma-analise-com-clubes-de-futebol-do-brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português