Interface dos Sistemas de Controle Gerencial com a Estratégia e Medidas de Desempenho em Empresa Familiar

ID:
52281
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi analisar como ocorre a interface dos sistemas de controle gerencial (SCGs) com a estratégia e medidas de desempenho em empresa familiar sob a ótica da Teoria Contingencial. A relevância do tema consiste em entender como o uso das alavancas gerenciais do modelo levers of control (LOC) (Simons, 1995) é percebido pela alta gestão de uma empresa familiar na interface com a estratégia e medidas de desempenho. Como impacto na área, este artigo amplia o campo de pesquisa que utiliza o modelo LOC (Simons, 1995) com a estratégia e medidas de desempenho na empresa familiar. A metodologia da pesquisa utilizou métodos combinados, operacionalizada pelo procedimento de estudo de caso. A análise de conteúdo foi realizada por categorias codificadas com base na literatura e em trechos selecionados das entrevistas, da observação e de documentos, por meio de software de análise qualitativa. Como resultado, observou-se que a gestão familiar concebida pelo proprietário controlador com visão empreendedora, o trabalho conjunto (pai e filhos) e os valores organizacionais oriundos da unidade familiar (sistemas de crenças) demonstraram particularidades da dualidade família-negócios que contribuíram para implementação da estratégia e uso de medidas de desempenho. Infere-se, também, que os dois sistemas (controles diagnósticos e controles interativos) são complementares na organização e que o “controle personalizado” emitido pelo sistema integrado de gestão revela-se como ajuste do SCG às contingências para permitir a interface com a estratégia e medidas de desempenho. O estudo revelou que os valores da família presentes na gestão se manifestam nos sistemas de crenças que moldam o uso dos SCGs e no comportamento estratégico da organização, elemento pouco discutido no modelo de Simons (1995), abrindo campo para novas pesquisas.
Citação ABNT:
ORO, I. M.; LAVARDA, C. E. F. Interface dos Sistemas de Controle Gerencial com a Estratégia e Medidas de Desempenho em Empresa Familiar. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 30, n. 79, p. 14-27, 2019.
Citação APA:
Oro, I. M., & Lavarda, C. E. F. (2019). Interface dos Sistemas de Controle Gerencial com a Estratégia e Medidas de Desempenho em Empresa Familiar. Revista Contabilidade & Finanças - USP, 30(79), 14-27.
DOI:
10.1590/1808-057x201806490
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52281/interface-dos-sistemas-de-controle-gerencial-com-a-estrategia-e-medidas-de-desempenho-em-empresa-familiar/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português