Gestão do Conhecimento Tácito no Desenvolvimento de Produtos Estudo de Casos em Empresas do Setor Automobilístico Outros Idiomas

ID:
52322
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais práticas utilizadas para a criação e disseminação do conhecimento tácito no desenvolvimento de produtos em empresas do setor automobilístico. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva qualitativa executada por meio de estudos de caso. A pesquisa foi realizada em duas empresas automobilísticas de grande porte atuantes na Região do ABC (SP), nas quais gestores de funcionários da área de desenvolvimento de produtos responderam ao roteiro de entrevista semiestruturada delineado. O roteiro de entrevistas foi composto por: a) Perfil da empresa e do respondente, b) Identificação das práticas utilizadas para a criação e disseminação do conhecimento tácito e c) Identificação das contribuições das práticas de criação e disseminação do conhecimento tácito. As principais práticas verificadas nas duas empresas para a criação e disseminação do conhecimento tácito foram bastante similares, possivelmente em razão de ambas atuarem no setor automobilístico, embora a operacionalização destas tenha assumido características distintas em cada uma delas. As práticas de criação e disseminação de conhecimento tácito verificadas foram o incentivo a cursos regulares e de especialização, socialização de indivíduos por meio de reuniões periódicas, grupos de estudo, brainstorming , lições aprendidas, knowledge cafés e conversas informais constantes entre os colaboradores.
Citação ABNT:
KUNIYOSHI, M. S.; GASPAR, M. A.; RUGGIERI, R. Gestão do Conhecimento Tácito no Desenvolvimento de Produtos Estudo de Casos em Empresas do Setor Automobilístico. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 37-48, 2019.
Citação APA:
Kuniyoshi, M. S., Gaspar, M. A., & Ruggieri, R. (2019). Gestão do Conhecimento Tácito no Desenvolvimento de Produtos Estudo de Casos em Empresas do Setor Automobilístico. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 9(1), 37-48.
DOI:
http://dx.doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p37-48.743
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52322/gestao-do-conhecimento-tacito-no-desenvolvimento-de-produtos-estudo-de-casos-em-empresas-do-setor-automobilistico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português