Diagnóstico do Nível de Amplitude do Alcance de Práticas de Gestão do Conhecimento: Um 'Survey' em Escolas Públicas Outros Idiomas

ID:
52327
Resumo:
As atividades de gestão escolar têm sido consideradas mais do que meros processos que ocorrem no âmbito administrativo de uma escola. A gestão no contexto escolar possui um componente pedagógico, e além disto, influencia na qualidade dos serviços educacionais e no nível de rendimento estudantil discente. A partir da compreensão que alguns dos problemas específicos da gestão escolar se referem às limitações no gerenciamento do conhecimento, este artigo possui como objetivo examinar o nível de amplitude do alcance das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais nas instituições educacionais públicas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. Esta é uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico utilizou-se a metodologia de pesquisa survey . Quanto à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise de confiabilidade dos dados utilizou-se a estatística alfa de Cronbach e para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva. Os dados coletados por meio do instrumento de diagnóstico foram caracterizados com consistência muito boa, segundo o valor do alfa de Cronbach . Verificou-se a ocorrência, de maneira predominante, de baixos níveis de percepção quanto ao nível de amplitude do alcance para a maioria das práticas de GC. Este resultado constituise um fator preocupante para o contexto escolar pesquisado, pois a não utilização das práticas de GC em suas totais potencialidades pode causar limitações nas atividades de identificação, criação e compartilhamento de conhecimento no ambiente escolar.
Citação ABNT:
MACHADO, C. P.; URPIA, A. G. B. C.; FORNO, L. F. D. Diagnóstico do Nível de Amplitude do Alcance de Práticas de Gestão do Conhecimento: Um 'Survey' em Escolas Públicas. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 105-121, 2019.
Citação APA:
Machado, C. P., Urpia, A. G. B. C., & Forno, L. F. D. (2019). Diagnóstico do Nível de Amplitude do Alcance de Práticas de Gestão do Conhecimento: Um 'Survey' em Escolas Públicas. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 9(1), 105-121.
DOI:
http://dx.doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p105-121.783
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52327/diagnostico-do-nivel-de-amplitude-do-alcance-de-praticas-de-gestao-do-conhecimento--um--survey--em-escolas-publicas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português