Gerenciamento de Resultados e Avaliação de Empresas: Uma Análise da Relevância dos 'Accruals' Discricionários no Modelo de Ohlson Outros Idiomas

ID:
52433
Resumo:
O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar o reflexo do gerenciamento de resultados (accruals discricionários) sobre a avaliação de empresas brasileiras de capital aberto no período de 2012 a 2017. Foram analisadas 1.170 observações, com uma média de 200 empresas por ano. Realizou-se a estimação do gerenciamento de resultados (GR) pelo modelo de Dechow et al. (2012). Em seguida, analisou-se o value relevance do gerenciamento de resultados pelo modelo de Ohlson (1995). Os principais achados confirmaram que há heterocedasticidade entre os dados da amostra, justificando o uso de regressões quantílicas. Em achados adicionais a outras pesquisas, com relação ao aumento do value relevance do modelo de Ohlson (1995), o GR apresentou relevância entre as empresas de médios e maiores valor de mercado, indicando que o gerenciamento de resultados afeta a precificação dessas firmas.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, K. P. S.; CAVALCANTE, P. R. N. Gerenciamento de Resultados e Avaliação de Empresas: Uma Análise da Relevância dos 'Accruals' Discricionários no Modelo de Ohlson. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 8, n. 2, p. 56-64, 2018.
Citação APA:
Oliveira, K. P. S., & Cavalcante, P. R. N. (2018). Gerenciamento de Resultados e Avaliação de Empresas: Uma Análise da Relevância dos 'Accruals' Discricionários no Modelo de Ohlson. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 8(2), 56-64.
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i2.826
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52433/gerenciamento-de-resultados-e-avaliacao-de-empresas--uma-analise-da-relevancia-dos--accruals--discricionarios-no-modelo-de-ohlson/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português