Redes Sociais e Difusão de Conhecimento em um Arranjo Produtivo Local de Saúde Outros Idiomas

ID:
52473
Resumo:
A importância dos Arranjos Produtivos Locais (APL) ou Clusters é algo já consolidado no meio acadêmico, político e empresarial, devido ao seu papel econômico e social para o desenvolvimento regional. Este trabalho pretende analisar as redes de relacionamentos dentro do APL de saúde da cidade de Ceres, Estado de Goiás, Brasil, entendendo como isso se dá entre seus atores e as ligações entre eles. Para tanto, foi levantado informações documentais e bibliográficas sobre o APL da saúde de Ceres e será elaborado e aplicado questionários com os atores. Para analisar os dados obtidos, foi utilizado o software livre Pajek para gerar uma rede de relacionamentos dos atores envolvidos esboçada de forma gráfica. Para entender como se dão essas relações, será aplicado um questionário com os empresários e médicos das empresas pesquisadas. Os resultados preliminares são que rede do APL saúde de Ceres tem 34 organizações / atores, dos quais 31 se relacionam pelo menos uma vez com outro ator, assim formando uma “teia” interligando-os. Até o momento, foram identificadas as redes de relacionamento a serem estudadas na segunda parte da pesquisa.
Citação ABNT:
CARDOSO, F. M. C. B.; SOUSA, M. M.; ARAÚJO, P. H. R. Redes Sociais e Difusão de Conhecimento em um Arranjo Produtivo Local de Saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 7, n. 3, p. 207-219, 2018.
Citação APA:
Cardoso, F. M. C. B., Sousa, M. M., & Araújo, P. H. R. (2018). Redes Sociais e Difusão de Conhecimento em um Arranjo Produtivo Local de Saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 7(3), 207-219.
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v7i3.361
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/52473/redes-sociais-e-difusao-de-conhecimento-em-um-arranjo-produtivo-local-de-saude/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português