Cultura empreendedora: empreendedorismo coletivo e perfil empreendedor Outros Idiomas

ID:
5248
Periódico:
Resumo:
A cultura empreendedora é fundamental, pois representa a essência do empreendedorismo, e pode manifestar-se de várias formas. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a contribuição dessa cultura para a formação do Arranjo Produtivo Local (APL) de turismo sustentável na Nova Rússia em Blumenau - SC. O estudo foi realizado mediante pesquisa participante com os dez proprietários-dirigentes do aglomerado turístico da Nova Rússia. Os dados foram obtidos de reuniões, visitas, palestras e entrevistas estruturadas. Como principal resultado, identificou-se que existe cultura empreendedora na região, porém bem fragilizada, pois, apesar de existirem ações de empreendedorismo coletivo na Nova Rússia, o perfil empreendedor dos investigados ainda apresenta um nível bastante baixo de desenvolvimento, o que compromete o início do APL neste momento. Caso a cultura empreendedora estivesse mais caracterizada, teria influência muita positiva sobre a formação do APL, pois os empreendedores se tornariam inovadores diante das constantes evoluções do mercado.
Citação ABNT:
SCHMIDT, C. M.; DREHER, M. T. Cultura empreendedora: empreendedorismo coletivo e perfil empreendedor. Revista de Gestão, v. 15, n. 1, art. 1, p. 1-14, 2008.
Citação APA:
Schmidt, C. M., & Dreher, M. T. (2008). Cultura empreendedora: empreendedorismo coletivo e perfil empreendedor. Revista de Gestão, 15(1), 1-14.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5248/cultura-empreendedora--empreendedorismo-coletivo-e-perfil-empreendedor/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português